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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Identificar e abordar o doente neurocrítico com base na avaliação ABCDE;
  • Avaliar os diferentes tipos de doente neurocrítico e complicações associadas mais frequentes;
  • Descrever os cuidados de enfermagem ao doente neurocrítico;
  • Identificar e interpretar os diferentes tipos de neuromonitorização;
  • Adequar manuseamento de sedação e analgesia e suporte hemodinâmico ao doente neurocrítico;
  • Descrever e atuar de acordo com conhecimentos adquiridos.

Conteúdos programáticos

  • Neuroanatomia funcional;
  • Fisiologia da Circulação Cerebral e Tratamento da Hipertensão Intracraniana
  • Semiologia Neurológica e Avaliação do doente em Coma;
  • TCE Grave – Clínica: Monitorização de PIC; Manuseamento de DVE, Terapêutica Médica e Cirúrgica;
  • Acidente Vascular Cerebral Isquémico e Hemorrágico; Manuseamento Clínico;
  • Tumores – Diagnóstico/Prognóstico: Terapêutica;
  • Neuromonitorização: conceitos, equipamentos e sensores;
  • Estado de mal epiléptico- Diagnóstico e tratamento;
  • Raquis - Patologia Degenerativa e TVM;
  • Cuidados de Enfermagem e vigilância dos doentes com patologia neurocirúrgica.
  • Workshop de Neuromonitorização e imagem.

Metodologias/
Avaliação

Utilização do método expositivo e participativo;
Sugestão de artigos publicados e outros textos de apoio;
Apoio à pesquisa individual em bases de dados.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Ana Sousa
(Prof.ª Doutora)

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