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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Identificar os mecanismos de lesão mais comuns associados ao trauma;
  • Descrever as mudanças fisiopatológicas como uma base dos sinais e sintomas;
  • Descrever a avaliação de enfermagem a doentes com trauma;
  • Demonstrar uma avaliação estandardizada, sistemática e organizada na avaliação, planeamento, Intervenção e reavaliação;
  • Identificar diagnósticos de enfermagem apropriados e resultados esperados para o doente com trauma;
  • Descrever as intervenções apropriadas para doentes com trauma.

Conteúdos programáticos        

  • Avaliação Inicial do Politraumatizado;
  • Abordagem Via Aérea e Ventilação;
  • Choque
  • Trauma Crânio-encefálico;      
  • Trauma Máxilo-Facial e Pescoço;
  • Trauma Torácico;
  • Trauma Abdominal;
  • Trauma Vertebro-Medular;
  • Trauma Músculo-esquelético; - Trauma Tegumentar e Queimaduras;

Metodologias/
Avaliação

Método afirmativo expositivo / demonstrativo: transmissão de saber do formador para o formando, através da leitura e interpretação do manual, assim como visualização de diapositivos, ilustrações, vídeo e realização de simulações práticas. Método interrogativo dedutivo: através de perguntas orais e escritas, este método procura estimular o processo de pensamento ativo. Método ativo: através da realização de simulações práticas individuais ou em grupo, estudos de casos práticos e brainstorming.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

José António Rodrigues Silva
(Professor)

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