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Resumo da Cadeira
Duração Anual
ECTS Conclusao 3
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Misto
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 02100550
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Métodos de ensino

As metodologias de ensino assentam numa abordagem participativa, construindo um quadro de referência, quer através de exposição, quer de trabalhos de pesquisa e de síntese, desenvolvendo-se momentos de análise, reflexão e discussão a partir da análise de artigos científicos, promovendo com o estudante o espírito crítico - reflexivo, a capacidade de pensar desenhos de investigação e compreender o impacte da investigação no exercício e desenvolvimento profissional especializado. A avaliação é negociada com os estudantes no início da unidade curricular, privilegiando-se como instrumento de avaliação a realização de uma frequência (100%).


Objetivos de Unidade Curricular

Fundamentar os conceitos e princípios da disciplina de enfermagem no contexto atual da investigação;

Compreender a complementaridade dos paradigmas de investigação;

Basear a sua praxis clínica especializada em evidência científica;

Contribuir para o conhecimento novo e para o desenvolvimento da prática clínica especializada;

Valorizar os princípios e estratégias éticas na orientação do percurso de investigação;

Selecionar o método adequado à investigação em enfermagem em resposta à diversidade de fenómenos em estudo;

Conceber diferentes estratégias de disseminação face aos resultados da investigação em enfermagem;

Planear estratégias para a translação dos resultados da investigação para o exercício profissional.


Estagios

Nao


Programa

Princípios epistemológicos da investigação;

Investigação e desenvolvimento em enfermagem especializada;

Prática Baseada na Evidência;

Metodologias de Investigação: qualitativas e quantitativas;

Estratégias para uma investigação ética;

Envolvimento dos participantes na investigação;

Paradigmas da Investigação em Enfermagem;

Adequabilidade do método de investigação em enfermagem;

Etapas do projeto/relatório de investigação;

Disseminação dos resultados da investigação;

Transladação dos resultados de investigação para a prática;


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Frequência: 100.0%


Itens Bibliograficos

Fortin, M. F., Côte, J., &Amp; Filion, F. (2009).  Fundamentos E Etapas Do Processo De Investigação. Loures: Lusodidacta.

Glasper, A., &Amp; Rees, C. (2017).  Nursing And Healthcare Research At A Glance (1ªed.). Oxford: Wiley Backwell.

Gerrish, K., &Amp; Lathlean, J. (2016). The Research Process In Nursing (7ªed.). Oxford: Wiley Backwell.

Grove, S.k., &Amp; Gray, J.r. (2018). Understanding Nursing Research Building An Evidence-Based Practice (7ªed.). United States: Elsevier

Polit, D. F., Beck, C. T., &Amp; Hungler, B. P. (2011). Fundamentos De Pesquisa Em Enfermagem: Avaliação De Evidências Para A Prática Da Enfermagem. Porto Alegre: Artemed Editora.

Pocinho, M. (2012). Metodologia De Investigação E Comunicação Do Conhecimento Científico. Lisboa: Lidel.

Ribeiro, G.m. (2018). Novo Manual De Investigação. Lisboa: Contraponto

Vilelas, J. (2017). Investigação: O Processo De Construção Do Conhecimento. 2ª Ed. Lisboa: Edições Sílabo.


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