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Resumo da Cadeira
Duração Anual
ECTS Conclusao 2
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4566
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Métodos de ensino

As metodologias estão alinhadas com a tipologia de aulas, promovendo a participação do estudante, num processo de construção ativa e colaborativa das suas aprendizagens. A metodologia segue uma orientação de pedagogia ativa, com participação contínua dos estudantes: Estudo de casos; Análise e simulação de situações de conflito; diagnóstico e discussão dos estilos individuais de gestão dos conflitos.

Ao longo das sessões letivas serão utilizadas as diferentes metodologias de ensino referidas, de forma a respeitar e atender à diversidade de estudantes, das suas necessidades e aos objetivos de aprendizagem definidos, permitindo desenvolver percursos flexíveis de aprendizagem de forma a favorecerem atitudes critico-reflexiva sobre as dimensão comunicação e relacional na Supervisão Clínica, assim como, de estratégia de gestão e mediação de conflitos nas relações supervisivas.

As metodologias serão sistematicamente ajustadas no decorrer das sessões, favorecendo o compromisso e a constante cooperação entre estudantes, como forma de criar as sinergias necessárias à capacidade de concentração, de aprendizagem autodirigida e de motivação para a prática de supervisão clínica reflexiva.


Objetivos de Unidade Curricular

  • Interiorizar o conceito de Comunicação;
  • Identificar os elementos presentes no processo de Comunicação;
  • Caracterizar os diferentes tipos, atitudes e comportamento na Comunicação;
  • Identificar as condições para uma comunicação eficaz quer seja interpessoal ou em pequenos grupos;
  • Conhecer as capacidades comunicativas inatas do individuo;
  • Compreender a dinâmica de grupo numa perspetiva de construção e aprendizagem de equipas fortes;
  • Compreender os fenómenos psicossociais, nomeadamente o da liderança, decorrente do trabalho em grupo;
  • Compreender a dinâmica da individualidade de aprendizagem no seio de um grupo de trabalho;
  • Distinguir os diferentes tipos de conflitos e prever as suas consequências práticas;
  • Controlar o diálogo durante a resolução do conflito face a face;
  • Construir uma relação de confiança durante o processo negocial;
  • Conduzir a negociação para uma solução conjunta do conflito;
  • Fechar um acordo estável enquanto solução negociada de um conflito.

Competências:

  • Estabelece uma comunicação eficaz (sabe: prestar atenção, escutar, comunicar verbal e não verbalmente, manifesta uma atitude de resposta adequada);
  • Conhece as expectativas do supervisado e a interdependência de papéis;
  • Promove ambiente afetivo-relacional favorável;
  • Reconhece a relação e a colaboração como necessária à supervisão;
  • Assegura o suporte emocional, a promoção do bem-estar e o sentimento de segurança e confiança;
  • Compreende a dinâmica da individualidade de aprendizagem no seio de um grupo de trabalho;
  • Garante uma atitude critico-reflexiva sobre a dimensão relacional na Supervisão Clínica;
  • Respeita os limites de uma relação pedagógica;
  • Sabe como sair das situações de diálogo difícil;
  • Constrói uma solução conjunta dos conflitos, tirando partido das divergências;
  • Assegura a mediação na relação entre o supervisado e a equipa de saúde;
  • Facilita a socialização do supervisado na equipa interprofissional;
  • Assegura a mediação na relação entre a supervisão e a pessoa cuidada.


Estagios

Nao


Programa

1. Novos paradigmas da Comunicação estratégica:

1.1. Comunicação organizacional;

1.2. Relações Publicas;

1.3. Comunicação Corporativa;

1.4. Comunicação de Negócio.

2. Atitudes comportamentais na Comunicação;

3. Comunicação interpessoal e em grupos na eficácia supervisiva;

4. Comunicação corporal e a comunicação escrita;

5. Redes de Comunicação;

6. Comunicação grupal e atitudes facilitadoras em supervisão clínica;

7. Papel do supervisor clínico na dinamização do grupo e gestão de conflitos;

8. Funcionamento de um grupo e respetivas fases;

9. Dinâmicas de Grupo;

10. Situações de conflitos:

10.1. Atitudes e comportamentos na gestão e resolução dos conflitos;

10.2. Estratégias negociais e de mediação de conflitos nas relações supervisivas;

10.3. Gestão de conflitos para a prática supervisiva.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Trabalho de grupo: 100.0%


Itens Bibliograficos

Andrelo, R. (2015). Comunicação E Estratégias. In: Estratégias Competitivas: Comunicação, Inovação E Liderança, Pp. 46-53

Berg, E. A. (2012). Administração De Conflitos: Abordagens Práticas Para O Dia-A-Dia (1ª Ed). Curitiba: Juruá.

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Garrido, F.; Goldhaber, G. &Amp; Putnam, L. (2022). Fundamentos De Comunicación Organizacional. Colombia: Organizational Communication Global Network.

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