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Resumo da Cadeira
Duração Anual
ECTS Conclusao 2
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4560
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Métodos de ensino

  • Exposição/conferência;
  • Discussão orientada;
  • Discussão/reflexão de estudos de caso em grupo;
  • Aprendizagem colaborativa.


Objetivos de Unidade Curricular

  • Conhecer os percursos e processos preponderantes da formação em Enfermagem;
  • Caracterizar diferentes modelos de desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Promover o pensamento crítico-reflexivo;
  • Compreender a importância dos processos de formação e aprendizagem ao longo da vida; 
  • Definir o conceito de competência;
  • Identificar as competências acrescidas diferenciadas e avançadas do enfermeiro supervisor;
  • Perceber o processo de certificação da competência acrescida diferenciada e avançada em Supervisão Clínica;
  • Conhecer os elementos essenciais à formulação de um projeto de formação em serviço.

Competências:

  • Estimula a aplicação do conhecimento e o cumprimento dos valores e normas legais da profissão; Demonstra compromisso com as organizações envolvidas no processo de formação, Sua visão, missão, valores e objetivos organizacionais (A1.5);
  • Lidera a reflexão ético-deontológica em contexto de relação supervisiva (A.11);
  • Cria condições para discutir e esclarecer aspetos inerentes às situações experienciadas (B1.1).
  • Garante a mobilização de recursos cognitivos, afetivos, sociais, contextuais e técnico instrumentais (B1.2);
  • Aplica a prática baseada na evidência (B1.3);
  • Estimula o pensamento crítico e reflexivo do supervisado (B1.4);
  • Promove estratégias de atualização e implementação na garantia da melhoria contínua do processo supervisivo (B1.8);
  • Estimula a discussão das práticas, envolvendo o supervisado e profissionais, potenciando a partilha, atualização e o pensamento crítico-reflexivo (B1.9);
  • Cria oportunidades promotoras para o desenvolvimento profissional de excelência na área da Supervisão Clínica (B2.5);
  • Encara a supervisão como oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento pessoal e profissional (B3);
  • Garante uma atitude crítico-reflexiva sobre a dimensão relacional na Supervisão Clínica (B7.6);
  • Adequa, na medida do seu desenvolvimento, as melhores estratégias, o ritmo e a forma de assunção gradual de autonomia na tomada de decisão e no exercício profissional (C1.2);
  • Assegura a partilha e a reflexão entre os pares supervisores/supervisados (C3.4).


Estagios

Nao


Programa

1. - Percursos e processos de formação em Enfermagem:

1.1  – Perspetiva histórica;

1.1.1 – Integração da formação em Enfermagem no Sistema Educativo Nacional;

1.1.2 – Implicações do Processo de Bolonha na formação em Enfermagem.

2 – Modelos de desenvolvimento pessoal e profissional:

2.1. – Modelo androgógico da aprendizagem de adultos de Malcolm Knowles;

2.2. – Modelo bioecológico do desenvolvimento humano de Bronfenbrenner e Morris;

2.3. – Modelo de aquisição de competências de Benner.

3 – Processos de formação e aprendizagem ao longo da vida:

3.1 – Formação reflexiva;

3.1. 1 – Princípios da formação de Sá-Chaves;

3.1.2 – Inacabamento;

3.1.3 – Continuidade;

3.1.3 – Auto-implicação;

3.1.4 – Efeito multiplicador da diversidade.

4 – Competência Acrescida Diferenciada e Avançada em Supervisão Clínica:

4.1 – Perspetivas da Competência segundo Le Boterf e Perrenoud;

4.2 – Perspetiva normativa;

4.2.1 – Competência Acrescida;

4.1.2 – Competência Acrescida Diferenciada;

4.1.3 – Competência Acrescida Avançada.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Trabalho individual: 100.0%


Itens Bibliograficos

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