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Resumo da Cadeira
Duração Anual
ECTS Conclusao 2
Area Cientifica Gestão E Administração
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4406
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Métodos de ensino

As metodologias de ensino/aprendizagem assentam numa abordagem teórica e teórico-prática, operacionalizas pelos métodos expositivo, interrogativo e brainstorming. Privilegia-se a participação ativa dos estudantes, apelando à interação constante professor/estudante com objetivo de criar momentos de reflexão que tomam por base a experiência prática de cada um.


Objetivos de Unidade Curricular

  • Compreender a investigação como ferramenta de trabalho para a aquisição de evidência científica que suporte a tomada de decisão no contexto da prática profissional;
  • Interpretar e analisar criticamente os resultados de estudos qualitativos e quantitativos;
  • Interpretar os sistemas de graduação dos níveis de evidência;
  • Compreender a revisão sistemática e meta-análise como instrumento de apoio à tomada de decisão;
  • Analisar as etapas de um projeto de investigação.

Competências:

  • Analisa a prática baseada na evidência;
  • Interpreta os resultados da evidência científica produzida;
  • Utiliza a evidência disponível como instrumento de apoio à tomada de decisão em gestão;
  • Desenvolve a conceção de protocolos de investigação e de matriz para projetos inovadores.


Estagios

Nao


Programa

  • Metodologias de Investigação em Enfermagem;
  • Princípios da Prática Baseada na Evidência;
  • Etapas da Prática Baseada na Evidência;
  • Níveis de Evidência;
  • Tipos de Revisões:
  1. Revisões Sistemáticas.
  2. Revisões Narrativas.
  3. Revisões Integrativas.
  • Protocolo de Revisão;
  • Avaliar criticamente a literatura;
  • Incorporação dos resultados na prática clínica de Enfermagem;
  • Divulgação dos resultados de investigação.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Trabalho de grupo: 100.0%


Itens Bibliograficos

Conselho Internacional De Enfermeiros. (2012). Combater A Desigualdade: Da Evidência À Ação. Lisboa: Ordem Dos Enfermeiros.

Craig, J. V., &Amp; Smyth, R. L. (2004). Práticas Baseadas Na Evidência: Manual Para Enfermeiros. Loures: Lusociência.

Fineout-Overholt, E., Melnyk, B., Stillweell, S., &Amp; Williamsom, K. (2010). Evidence Based Practice, Step By Step: Critical Appraisal Of The Evidence: Part Iii. The American Journal Of Nursing, 110(11), 43-51.

Gerrish, K., &Amp; Lathlean, J. (2015). The Research Process In Nursing. Oxford: Wiley Blackwell.

Glasper, A., &Amp; Rees, C. (2017). Nursing And Healthcare Research At A Glance. Oxford: Wiley Blackwell.

Greenhalgh, T. (2014). How To Read A Paper. Oxford: Wiley Blackwell.

Pearson, A., Wiechula, R., Cout, A., &Amp; Lockwood, C. (2010). O Modelo De Cuidados De Saúde Baseados Na Evidência Do Instituto Joanna Briggs. Revista Referência, 123-133.

Santos, C.m.c., Pimenta, C.a.m., &Amp; Nobre, R.m.c. (2007). A Estratégia Pico Para A Construção Da Pergunta De Pesquisa E Busca De Evidências. Rev Latino-Am Enfermagem, 1-4.

The Joanna Briggs Institute (2014). Joanna Briggs Institute Reviewers’ Manual 2014 Edition Handbook. The Joanna Briggs Institute: Adelaide, 2014. Disponível Em: Http://Joannabriggs.org/Assets/Docs/Sumari/Reviewersmanual-2014.Pdf


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