Menu
Resumo da Cadeira
Duração Anual
ECTS Conclusao 2
Area Cientifica Gestão E Administração
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4401
Partilhar curso

Métodos de ensino

As metodologias de ensino/aprendizagem assentam numa abordagem teórica e teórico-prática, operacionalizadas pelos métodos expositivo, interrogativo, ativo e brainstorming. Privilegia-se a participação ativa dos estudantes, apelando à interação constante professor/estudante com objetivo de criar momentos de reflexão que tomam por base a experiência prática de cada um. 


Objetivos de Unidade Curricular

  • Reconhecer as diferentes atividades que compõem a operação logística;
  • Compreender a melhoria contínua no processo logístico como estratégia para atingir níveis de serviço mais elevados;
  • Compreender o papel da logística, no contexto das organizações de saúde;
  • Compreender a gestão logística como gestão de fluxos físicos e informacionais atendendo às variantes de tempo, custo e qualidade de serviço.

Competências:

  • Reconhece as componentes, o funcionamento e a otimização da cadeia de abastecimento;
  • Valoriza as operações de logística como um instrumento que promove a eficiência, qualidade do serviço e redução de custos;
  • Avalia as cadeias de fornecimento nos serviços de saúde;
  • Utiliza as ferramentas Lean no setor de saúde.  


Estagios

Nao


Programa

  • Estratégia em logística e operações;
  • A cadeia de aprovisionamento e a gestão da cadeia de aprovisionamento em serviços de saúde;
  • Operações nos serviços, fornecedores, transporte e armazenagem em serviços de saúde;
  • O aprovisionamento e a seleção de produtos e de fornecedores;
  • Príncipios de gestão Lean e utilização destas ferramentas no setor da saúde;
  • Gestão de stocks;
  • Modelo de gestão logística.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Trabalho de grupo escrito: 100.0%


Itens Bibliograficos

Imai, Masaaki. (2012) Gemba Kaizen: A Commonsense Approach To A Continuous Improvement Atrategy. New York: Mcgraw-Hill.


Partilhar curso