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Resumo da Cadeira
Duração Anual
ECTS Conclusao 2
Area Cientifica Marketing E Publicidade
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4407
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Métodos de ensino

Método interactivo e expositivo, dissertação e partilha de experiências, assim como, conhecimentos sobre o papel do Marketing na Saúde. Tertúlias em sala subordinadas ao tema em estudo. Planeamento, orientação e construção do Plano de Marketing com discussão e apresentação em sala de aula de casos práticos. Realização de trabalhos individuais e/ou em grupo vinculados a situações reais do dia-a-dia individual ou do grupo que reporte o respectivo ambiente profissional. Recurso a soluções multimédia e ao suporte de um serviço de internet-WI-FI. Para integração de sistemas audiovisuais que permitam a projecção de imagem, (vídeo/som) “just in time”. Integração, estudo e exploração das novas tendências no domínio do Marketing.


Objetivos de Unidade Curricular

  • Desenvolver o conhecimento e espírito crítico capaz de permitir enquadrar e fazer uso no dia-a-dia das ferramentas do marketing no apoio à gestão e comunicação organizacional/empresarial;
  • Saber pensar e relativizar o domínio do marketing nas suas múltiplas dimensões e aplicações na gestão operacional e administração dos serviços de saúde neste sector de atividade.

Competências:

  • Compreende a importância de saber identificar as necessidades, planear e adequar a construção do respectivo plano de marketing;
  • Enquadra o Marketing e as suas ferramentas operacionais no processo de gestão dos negócios e das organizações;
  • Valoriza as ferramentas relacionais na aproximação e integração da empresa no mercado alvo;
  • Concebe o Plano de Marketing e integra-o no Plano de Negócios da organização;
  • Constrói e promove Organizações/Instituições - Marketing Oriented;
  • Desenvolve a capacidade de análise, organização, planeamento, controle e gestão: orientação ao mercado dos produtos e serviços, conhecendo em profundidade o consumidor, a concorrência e outros intervenientes no mercado;
  • Conjuga estratégias de marketing a ferramentas inovadoras de comunicação, gestão e venda desses produtos e serviços, proporcionando experiências diferenciadoras ao consumidor, de forma a garantir á organização, uma vantagem competitiva sustentável no tempo.


Estagios

Nao


Programa

  1. O Plano de Marketing – resenha histórica e enquadramento;
  2. As fundações do Plano de Marketing – construção e implementação;
  3. O Plano de Marketing – apresentação e análise de várias estruturas alternativas;
  4. Análise estrutural a todos os elementos constantes do planeamento de marketing;
  5. Marketing Estratégico;
  6. Estrutura do Plano de Marketing;
  7. Diagnóstico de mercado e tendências. Definição de objectivos e metas. Definição das estratégias de marketing;
  8. Definição das políticas de Marketing – Mix;
  9. Marketing Operacional – Preparação dos Planos de Acção. Orçamento de Marketing;
  10. Métricas de Marketing; Monitorização, Planos de contingência, Avaliação e folow up.

Detalhe:

  1. Os conteúdos programáticos abordam as quatro etapas principais do plano de marketing.
  2. Análise do ambiente de negócios – A organização/empresa deverá estudar seu mercado de actuação e/ou similares (histórico, tamanho, potencial da procura, etc.), procurando identificar uma ‘oportunidade de marketing’ que possa ser trabalhada pelo plano.
  3. Marketing estratégico – Nesta etapa, a análise detalhada dos ‘factores-chave’ que fazem parte do sector de negócios escolhido pela empresa – consumidores, concorrentes, fornecedores, e em que a oportunidade de marketing deverá ser desenvolvida. No final desta etapa, a empresa define o modo como a pretende ver percebida e lembrada pelo consumidor. Este é o ponto principal de todo o processo de planeamento de marketing, pois procura-se definir o domínio da diferenciação, que a empresa irá explorar e trabalhar nas acções de marketing para ganhar mercado e superar seus concorrentes.
  4. Marketing operacional – Neste momento é desenhado o plano de acções práticas, a partir do posicionamento definido anteriormente. São especificadas, em detalhes, as características do produto (ou serviço) a ser promovido, o seu preço, “packaging”, a forma de comunicar e de distribuir o mesmo junto do mercados-alvo/Target.
  5. Controle e avaliação – A quarta etapa deve tratar dos mecanismos de controlo e avaliação do plano, por meio da definição de métricas e indicadores de desempenho que permitam à empresa medir o alcance dos objectivos e estratégias definidas.A elaboração de um plano de marketing permitirá à empresa ser eficaz (ter foco e objectivos definidos) e eficiente (ter estratégias e acções práticas) no mercado escolhido para actuar. Também é a base para a construção de uma vantagem competitiva sustentável no tempo.


Métodos de Avaliação

Exame Final

Trabalho individual ou Grupo: 100.0%


Itens Bibliograficos

Mena, R. &Amp; Aguiar (2016). Healthcare Marketing: Como Criar, Gerir E Melhorar Uma Estratégia De Marketing Na Saúde Centrada Nas Pessoas. 1ª Ed. Editores Leya

Feliciano, I. (2010). Marketing Em Saúde: Políticas E Estratégias. (S.l). Bnomies

Hillestad, S. G., &Amp; Berkowitz, E. N. (2004). Health Care Market Strategy: From Planning To Action. (4ª Ed.). (S.l): Jones &Amp; Bartlett

Macedo, N. &Amp; Macedo, V. (2005). Gestão Hospitalar: Manual Prático. Lisboa: Lídel

Marin, V. &Amp; Henderson, E. (2004). Gestão De Unidades De Saúde E De Serviços Sociais. Lisboa: Monitor

Matos, L. &Amp; Ramos, I. (2009). Medir Para Gerir Obalance Score Card Em Hospitais. Lisboa: Edições Sílabo

Ribeira, F., &Amp; Gutierrez, R. (2005). Gestion En El Sector De La Salud: Elementos De Gestion En Las Instituiciones, Vol. I E Ii

Bibliografia Complementar:

Kotler, P. &Amp; Armstrong, G. (2020). Princípios De Marketing. Prentice Hall

Lindon, D., Lendrevie, J., Levy, J., Dionísio, P., Rodrigues, J., (2011). Mercator Xxi Teoria E Prática Do Marketing. Lisboa: Dom Quixote

Kotler, P. (2008). Marketing Para O Séc. Xxi. Lisboa: Editorial Presença

Helfer, J. &Amp; Orsoni, J. (1996). Marketing. Lisboa: Sílabo

Paley. N. (2012). Marketing: Novas Estratégias Competitivas. Casal De Cambra: Caleidoscópio

Kotler, P., Kartajaya, H., &Amp; Setiwan. I. (2010).  Marketing 3.0 From Products To Customers To The Human Spirit By Phil: John Wiley E Filhos Ltd

Malhotra, N. K.  (2019).  Pesquisa De Marketing: Uma Orientação Aplicada. Porto Alegre: Bookman Editora

Brito, C.m. &Amp; Lencastre, P. (2014).  Novos Horizontes Do Marketing. Alfragide: Dom Quixote

Montgomery, C. A. (2012). The Strategist: Be The Leader Your Business Needs. New York: Harpercollins

Belz, F., Peattie, K. &Amp; Galí, J. (2013). Marketing De Sostenibilidad. Espanha: Profit Editorial


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