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Resumo da Cadeira
Duração Anual
ECTS Conclusao 4
Area Cientifica Gestão E Administração
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4398
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Métodos de ensino

As metologias de ensino/aprendizagem assentam numa abordagem teórica e teórica-prática, operacionalizadas pelo método expositivo, interrogativo e brainstorming. Privilegia-se a participação ativa dos estudantes, apelando à interação constante professor/estudante com objetivo de criar momentos de reflexão que tomam por base a experiência prática de cada um.


Objetivos de Unidade Curricular

  • Permitir o domínio de técnicas e competências fundamentais da gestão das pessoas;
  • Compreender a imortância da comunicação e do comportamento assertivo em contexto organizacional;
  • Assegurar conhecimentos específicos em áreas-chave da gestão de recursos humanos;
  • Atualizar conhecimentos em matéria de carreira, vínculos, remunerações e avaliação de desempenho;
  • Maximizar as competências de gestão de pessoas no exercício das suas responsabilidades pelo desempenho e desenvolvimento das suas próprias equipas;
  • Compreender o desenvolvimento profissional como estratégia de capacitação individual e coletiva para uma prática profissional de excelência;
  • Compreender a natureza e os fatores críticos de sucesso da liderança;
  • Identificar competências que potenciam a liderança eficaz, gestão e motivação de equipas;
  • Entender a importância do valor da comunicação social, para a profissão;
  • Identificar e desenvolver técnicas para negociar, mediar e gerir comflitos;
  • Conhecer as ferramentas de gestão do tempo, mais eficazes.

Competências:

  • Cria conhecimentos, atitudes e habilidades coerentes com o desenvolvimento de climas de trabalho propícios à melhoria da competividade das organizações e à valorização dos colaboradores;
  • Utiliza os princípios de avaliação de desempenho, na avaliação dos colaboradores da organização;
  • Domina a utilização de metodologias de avaliação de desempenho, nomeadamente o SIADAP3;
  • Valoriza a complexidade da liderança de equipas de acordo com as exigências da organização, nomeadamente a formação, liderança, coordenação, avaliação de desempenho, gestão de comflitos e expectativas, motivação, competência e cumprimento eficiente de objetivos;
  • Trabalha ferramentas e competências técnicas e pedagógicas inovadoras, que permitam a estruturação e a dinamização de ações de liderança e coordenação de equipas;
  • Valoriza a função "Direção" como um processo de influência sobre o comportamento dos elementos da equipa de trabalho;
  • Desenvolve as estratégias de liderança que asseguram o desenvolvimento profissional e organizacional.


Estagios

Nao


Programa

  • Técnicas e competências fundamentais na gestão das pessoas;
  • Comunicação e interação entre pessoas e organização;
  • Sistema de gestão, função e roda dos Recursos Humanos;
  • Avaliação de desempenho: indicadores e metodologia, sistemas de pagamento e desenvolvimento de pessoal;
  • SIADAP - Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho na Administração Pública.
  • Reconhecimento e mérito: política salarial, política de incentivos, remuneração fixa e variável;
  • A vantagem competitiva através dos Recursos Humanos;
  • A liderança:
    1. Liderança e inovação nas organizações;
    2. O valor da liderança nas organizações de saúde;
    3. Liderança na dinâmica organizacional: a gestão de conflitos e a organização do tempo:
      1. Preparar e conduzir reuniões com os colaboradores e com a equipa;
      2. o trabalho em equipa (lideres fortes, equipas fortes).

 

 


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Trabalho de grupo: 100.0%


Itens Bibliograficos

Aristides F., Nunes F., Duate H., Martinez L. (2015). Recursos Humanos Para Gestores. Lisboa: Editora Rh.

Camara, P.b., Guerra, P.b., Rodrigues, J.v. /2001). Humator: Recursos Humanos &Amp; Sucesso Empresarial. Lisboa: Publicações Dom Quixote

Carapinheiro, Graça. (1998). Saberes E Poderes No Hospital Sociologia Dos Serviços Hospitalares. Porto: Edições Afrontamento.

Cunha, M.p., Rego, A. Cunha, R.c. &Amp; Cabral-Cardoso, C. (2006). Manual De Comportamento Organizacional E Gestão. Lisboa: Editora Rh.

Chiavenato, I. (2014). Teoria Geral Da Administração. Rio De Janeiro: Editora Manole.

Fachada, M.o. (1992). Psicologia Das Relações Interpessoais. Lisboa: Rumo.

Lei N.º 66B/2007, De 28 De Dezembro. Diário Da República N.º 250/2007, 1º Suplemento, Série I. Lisboa: Assembleia Da República.

Brandão, H. (2012). Mapeamento De Competências: Métodos, Técnicas E Aplicações Em Gestão De Pessoas. São Paulo: Atlas Editora.

Sousa,M, Et. Al. (2012) Gestão De Recursos Humanos: Métodos E Práticas. Lisboa: Edições Lidel.

Fernandes, A. (2013). Recursos Humanos Em Saúde - A Importância De Valorizar O Fator Humano. Lisboa: Diário De Bordo Editores.


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