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Resumo da Cadeira
Duração Anual
ECTS Conclusao 3
Area Cientifica Gestão E Administração
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4395
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Métodos de ensino

As metodologias de ensino/aprendizagem assentam numa abordagem teórica e teórico-prática, operacionalizas pelos métodos expositivo, interrogativo e brainstorming. Privilegia-se a participação ativa dos estudantes, apelando à interação constante professor/estudante com objetivo de criar momentos de reflexão que tomam por base a experiência prática de cada um. Será convidada a Ordem dos Enfermeiros para colaborar no desenvolvimento desta unidade curricular em resposta ao conteúdo específico: “Cultura organizacional à luz do Código Deontológico do Enfermeiro”.


Objetivos de Unidade Curricular

  • Compreender as condições para um exercício profissional de acordo com as melhores práticas, sustentado na garantia do exercício dos direitos e deveres definidos no Estatuto da Ordem dos Enfermeiros;
  • Compreender o Comportamento Organizacional e a sua contribuição para a gestão;
  • Analisar os fatores organizacionais que caracterizam o Comportamento Organizacional;
  • Analisar o comportamento dos indivíduos dentro das organizações: a importância da inteligência emocional;
  • Analisar os comportamentos de mudança e a sua importância no seio das organizações;
  • Compreender o desenvolvimento organizacional enquanto estratégia para promover a mudança organizacional planeada;
  • Compreender a liderança enquanto estratégia de mudança;
  • Conhecer os valores, princípios éticos e deontológicos e normas legais da profissão, no contexto da sua relação de trabalho com as Pessoas/os Colaboradores;
  • Compreender a relevância da aplicabilidade na ação do conhecimento dos valores, regras e práticas de acordo com a legis artis;
  • Compreender o processo de corresponsabilidade da decisão partilhada na sua complexa articulação com a responsabilidade individual pelas decisões e atos praticados;
  • Compreender a relevância do papel do enfermeiro gestor enquanto garante das condições de liberdade e urbanidade no seio das equipas;
  • Analisar o papel do enfermeiro gestor enquanto exemplo no fomento de uma cultura de valores, assente num ambiente de empatia, confiança e credibilidade;
  • Analisar criticamente a responsabilidade profissional relativa à tomada de decisão, ao nível organizacional;
  • Compreender a ética e a responsabilidade das organizações.

Competências:

  • Identifica os principais conceitos do Comportamento Organizacional no diagnóstico e intervenção organizacionais;
  • Demonstra abertura à mudança e à inovação;
  • Avalia os processos de mudança no contexto das variáveis internas e externas que influenciam a dinâmica organizacional;
  • Reconhece a importância da gestão da mudança;
  • Promove a liderança como centralidade para a mudança;
  • Interpreta o desenvolvimento organizacional como planeamento da mudança;
  • Aplica o Código Deontológico, no termo definidos no Estatuto da Ordem dos Enfermeiros e todas a normas deontológicas e legais conexas;
  • Transpõe para a sua prática a capacidade de análise, reflexão e orientação para a resolução de questões complexas de natureza deontológica, no esteio dos valores, regras e normas deontológicas que regem a profissão;
  • Desenvolve o processo de tomada de decisão como um processo cognitivo de natureza clínica e deontológica, refletindo o seu compromisso social com o bem-estar e segurança do cidadão;
  • Valoriza o papel do enfermeiro gestor enquanto exemplo no fomento de uma cultura de valores, assente num ambiente de empatia, confiança e credibilidade e como garante das condições de liberdade e urbanidade no seio das equipas.


Estagios

Nao


Programa

  • O comportamento Organizacional e a gestão: uma abordagem histórica dos principais momentos na história da gestão, o surgimento do Comportamento Organizacional e a sua contribuição para a gestão;
  • O indivíduo e o Comportamento Organizacional - A relação entre a natureza humana e o Comportamento Organizacional:
    1. Emoções e Inteligência Emocional: o binómio emoção-razão;
    2. A motivação;
    3. A satisfação com o trabalho;
    4.  O stress ocupacional.
  • A organização e o Comportamento Organizacional:
    1. Cultura organizacional;
    2. Mudança Organizacional: gestão, liderança e mudança organizacional;
    3. Comportamentos de Cidadania Organizacional;
    4. A Inovação.
  • O Controlo: das estratégias aos sistemas de controlo;
  • O Processo de Desenvolvimento Organizacional;
  • Liderança para a Mudança;
  • Cultura organizacional à luz do Código Deontológico do Enfermeiro;
  • Ética organizacional: conceito e evolução:
    1. Valores éticos e a responsabilidade das organizações;
    2. Importância da ética nas organizações.
  • Os desafios éticos nas organizações e nos gestores;
  • As vantagens e desafios da ética nas organizações;
  • A Ética Organizacional como ferramenta de gestão.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Trabalho individual: 100.0%


Itens Bibliograficos

Bradberry, T., Greaves, J. (2017). Inteligência Emocional 2.0. Barcarena: Marcador Editora.

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ChiavenatoI. (2000). Comportamento Organizacional: A Dinâmica Do Sucesso Das Organizações. São Paulo: Manole.

Ferreira, M., Dias, M.o. (2005). Ética E Profissão: Relacionamento Interpessoal Em Enfermagem. Loures: Lusociência.

Goleman, D. (2019). Inteligência Emocional: Resiliência. Coimbra: Actual Editora.

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Lei N.º 156/2015 De 16 De Setembro (2015). Procede À Segunda Alteração Ao Estatuto Da Ordem Dos

Enfermeiros, Conformando-O Com A Lei N.º 2/2013, De 10 De Janeiro, Que Estabelece O Regime Jurídico De Criação, Organização E Funcionamento Das Associações Públicas Profissionais. Diário Da República 1ª Série, N.º 181 (16-06-2015, 8059 – 8105)

Rego, A., Cunha, M., Costa, N., Gonçalves, H., Cardoso, C. (2006). Gestão E Ética Socialmente Responsável: Teoria E Prática. Lisboa: Editora Rh.

Regulamento Da Competência Acrescida Avançada Em Gestão -Regulamento N.º 76/2018, De 30 De Janeiro

Robbins‚ S.p. (2006). Comportamento Organizacional. São Paulo: Prentice Hall Brasil.

Schein‚ E.h. (2009). Cultura Organizacional E Liderança. São Paulo: Atlas Editora.


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