Menu
Resumo da Cadeira
Duração Anual
ECTS Conclusao 4
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4392
Partilhar curso

Métodos de ensino

A metodologia a utilizar é multimétodos, para as aulas teóricas, e metodologia ativa ou interativa, para as aulas de tipologia teórico-prática. Nas aulas de tipologia teórico-prática irão ser utilizados laboratórios relacionais, para treino, visando um ensino centrado no estudante e na resolução de problemas práticos, atuais e frequentes à área científica. Serão igualmente proporcionados exercícios práticos de avaliação de riscos laborais associado a um posto de trabalho. Irá ser realizada uma visita de estudo onde os estudantes irão conhecer a política de segurança no trabalho de uma empresa e realizarão uma análise ergonómica a um posto de trabalho em contexto real com consequente aplicação de medidas de intervenção ergonómica negociadas com o trabalhador.


Objetivos de Unidade Curricular

  • Aplicar metodologias e técnicas de avaliação dos riscos associados ao local de trabalho;
  • Aplicar boas práticas de intervenção em segurança em contexto de trabalho, pelo cumprimento da legislação vigente, em função das caraterísticas da exposição dos trabalhadores a fatores de risco laboral;
  • Desenvolver processos de avaliação, monitorização e intervenção sobre os riscos profissionais.

Competências:

De acordo com o Regulamento n.º 372/2018, de 15 de junho de 2018, da Ordem dos Enfermeiros:

  • Desenvolve uma prática profissional, ética e legal, em Enfermagem do Trabalho, agindo de acordo com as normas legais, os princípios éticos e a Deontologia Profissional;
  • Desenvolve um processo de gestão de cuidados de enfermagem, de elevada perícia, ao trabalhador ou grupos de trabalhadores em ambiente laboral/ocupacional, num contexto de atuação multiprofissional, de modo a garantir um atendimento integral de qualidade, preventivo, efetivo e oportuno.

E ainda:

  • Caracterização dos riscos físicos, químicos, biológicos, ergonómicos e psicossociais associados ao local de trabalho;
  • Utilização do método científico na avaliação de riscos;
  • Desenvolvimento de raciocínio científico no contexto da proteção contra riscos físicos, químicos, biológicos, ergonómicos e psicossociais num local de trabalho;
  • Desenvolvimento de estratégias de gestão da exposição a fatores de risco laboral.


Estagios

Nao


Programa

1- Segurança no trabalho;

1.1- A evolução das condições de trabalho;

1.2- Organismos nacionais e internacionais relevantes na gestão da segurança e saúde no trabalho;

1.3- Fundamentos da segurança do trabalho;

1.4- Regulamentação nacional e comunitária sobre segurança do trabalho;

1.5- Organização e requisitos do sistema de gestão da segurança e saúde do Trabalho;

1.6- Sinalização de segurança;

1.7- Equipamentos de proteção individual e coletiva;

1.8- Prevenção e proteção contra incêndios;

2.Riscos associados ao local de trabalho;

2.1- Tipos de risco no local de trabalho: físicos, químicos, biológicos, radiológicos, ergonómicos e psicossociais;

2.2- Efeitos na saúde dos trabalhadores e medidas de controlo de exposição a riscos no local de trabalho;

2.3- Consequências da exposição ao risco no local de trabalho: incidente, acidente e doença profissional;

2.4- Evolução epidemiológica das estatísticas de incidente, acidente e de doença profissional – situação atual;

2.6- Medidas de controlo de exposição a riscos;

3- Metodologias e técnicas de avaliação de riscos profissionais presentes no local de trabalho;

3.1- Avaliação e controlo dos riscos;

3.2- Princípios da avaliação dos riscos;

3.3- Avaliação dos níveis de risco nos locais de trabalho;

3.4- Técnicas de análise de risco (análise preliminar de perigos, PHA);

3.5- Análise de modos e efeitos de falha (FMER);

3.6- Análise de perigos e operacionalidade (HAZOP);

3.7- Medidas de proteção e de prevenção à exposição ao risco laboral;

3.8- Intervenção do enfermeiro do trabalho em função do risco laboral;

4- Ergonomia;

4.1- Ergonomia: conceito e evolução;

4.2- Ergonomia: ciência Multi, inter e transdisciplinar;

4.3- Critérios fundamentais da ergonomia: conforto, segurança, saúde, eficácia e fiabilidade;

4.4- Visão da ergonomia acerca da posição do homem na organização do trabalho;

4.5- Sistema homem-trabalho/situação de trabalho: noção de sistema; componentes do sistema/situação do trabalho; tipos de relações;

4.6- Domínios da análise ergonómica: sistema sociotécnico; atividade; resultados da atividade;

4.7- Domínios de intervenção ergonómica: classificação da ergonomia do ponto de vista da intervenção – objeto. Objetivo, contexto e dimensão da intervenção;

4.8- A análise do trabalho como pressuposto da intervenção ergonómica: evolução da análise do trabalho; características da análise do trabalho, conceito de situação de trabalho, realidade de trabalho e de intervenção ergonómica;

4.9- Abordagens na análise do trabalho: observação; verbalizações;

4.10- Métodos de análise do trabalho: questionários, entrevistas, protocolos verbais, método de incidentes críticos, checklists, focus grupo;

4.11- Prevalência de patologia relacionados com os riscos ergonómicos;

4.12- Metodologia para a construção da intervenção ergonómica: abordagem global; construção da intervenção; conhecimento do funcionamento da organização, delimitação das situações de trabalho, pré-diagnóstico; diagnóstico; caderno de encargos funcional; intervenção ergonómica como processo de transformação; avaliação da intervenção ergonómica.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Trabalho individual/grupo: 40.0%

Trabalho escrito individual: 60.0%


Itens Bibliograficos


Partilhar curso