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Resumo da Cadeira
Duração Anual
ECTS Conclusao 3
Area Cientifica Gestão
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4389
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Métodos de ensino

A metodologia a utilizar é multimétodos, para as aulas teóricas, e metodologia ativa ou interativa, para as aulas de tipologia teórico-prática. Nas aulas de tipologia teórico-prática irão ser utilizados laboratórios relacionais, para treino, visando um ensino centrado no estudante e na resolução de problemas práticos, atuais e frequentes à área científica da UC. Pretendem-se aulas participativas, em que as experiências pessoais e locais dos formandos serão valorizadas e discutidas. Pretende-se proporcionar a translação dos conhecimentos teóricos adquiridos para os contextos práticos apresentados e discutidos em sala de aula.


Objetivos de Unidade Curricular

  • Conhecer a organização, as atividades e responsabilidades dos serviços que se relacionam com a Saúde e Segurança do Trabalho;
  • Discutir os princípios da gestão da qualidade em Serviços de Saúde e Segurança no Trabalho;
  • Utilizar normas e sistemas de gestão da qualidade;
  • Desenvolver aptidões a nível da análise e planeamento estratégico da qualidade;
  • Compreender a necessidade da realização, implementação, organização e manutenção da documentação inerente à gestão da qualidade nos Serviços de Saúde e Segurança do Trabalho;
  • Participar em auditorias de Saúde e Segurança do Trabalho.

Competências:

De acordo com o Regulamento n.º 372/2018, de 15 de junho de 2018, da Ordem dos Enfermeiros:

  • Desenvolve uma prática profissional, ética e legal, em Enfermagem do Trabalho, agindo de acordo com as normas legais, os princípios éticos e a Deontologia Profissional;
  • Desenvolve um processo de gestão de cuidados de enfermagem, de elevada perícia, ao trabalhador ou grupos de trabalhadores em ambiente laboral/ocupacional, num contexto de atuação multiprofissional, de modo a garantir um atendimento integral de qualidade, preventivo, efetivo e oportuno.

E ainda:

  • Compreende a organização, as atividades e responsabilidades dos serviços que se relacionam com a Saúde e Segurança do Trabalho;
  • Fomenta a implementação de sistemas de gestão da qualidade em Saúde Ocupacional;
  • Promove a inovação, empreendedorismo, competitividade e liderança;
  • Analisa Indicadores e metas do desempenho da instituição tendo em vista a melhoria continua;
  • Comunica resultados das atividades institucionais na área da qualidade em Saúde Ocupacional.


Estagios

Nao


Programa

1- Organização dos serviços de saúde e segurança do trabalho

1.1- Planeamento e organização do serviço de saúde ocupacional.

1.2- Requisitos legais dos serviços de saúde e segurança do trabalho;

1.3- Responsabilidades das organizações e trabalhadores;

1.4- Modalidades de serviços de saúde e segurança do trabalho;

1.5- Requisitos de autorização dos serviços de segurança e saúde do trabalho: Direção Geral da Saúde (DGS), Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e procedimentos, instruções e manuais.

1.6- A saúde do trabalho /saúde ocupacional como parte da estratégia corporativa.

1.7- Empreendedorismo em saúde do trabalho.

2- Gestão da qualidade em serviços de saúde e segurança no trabalho

2.1- Conceitos, teorias e métodos em gestão da qualidade e melhoria contínua;

2.2- A eficiência e garantia de qualidade.

2.3- Qualidade, qualidade de serviço e satisfação do utilizador;

2.4- Liderança e governança em gestão da qualidade e melhoria contínua;

2.5- PDCA, RCA, Lean, Six Sigma, TQM;

2.6- Indicadores do desempenho da empresa: produtividade, competitividade, qualidade, custos de produção e medidas de melhoria;

2.7- Ferramentas de processo em gestão da qualidade e melhoria contínua;

2.8- Norma-OHSAS 18001 Saúde e Segurança no Trabalho/Nova norma ISO 45001.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Escrito, Individual ou em grupo: 100.0%


Itens Bibliograficos


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