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Resumo da Cadeira
Duração Anual
ECTS Conclusao 2
Area Cientifica Gestão E Administração
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4645
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Métodos de ensino

As metodologias de ensino assentam numa abordagem teórica e teórico-prática, operacionalizadas pelos métodos expositivo, interrogativo e brainstorming. Privilegia-se a participação ativa dos estudantes, através da interação constante professor/estudante com objetivo de criar momentos de reflexão que tomam por base a experiência prática de cada um.

Ao longo das sessões letivas será efetuada uma exposição dos conteúdos programáticos em função dos objetivos a atingir. Pelo caráter teórico e teórico-prático, serão promovidos momentos de partilha de experiência, permitindo a reflexão e integração dos conteúdos lecionados nos problemas identificados nas organizações de saúde relacionados com as tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente, a interoperabilidade, a partilha, o acesso, a segurança e a proteção de dados.


Objetivos de Unidade Curricular

  • Compreender a importância da gestão, organização e tratamento da informação nos Sistemas de Saúde; 
  • Usar ferramentas de processamento de informação, no suporte à prática e à tomada de decisão de Enfermagem;
  • Analisar criticamente os Sistemas de Informação em Saúde; 
  • Identificar as componentes específicas da documentação de Enfermagem nos registos eletrónicos em Saúde; 
  • Delimitar os elementos centrais de um Resumo Mínimo de Dados em Enfermagem (RMDE); 
  • Identificar as oportunidades associadas aos RMDE no âmbito da governação em saúde;
  • Compreender a problemática do acesso aos dados em saúde;
  • Compreender a importância da segurança nos processos de gestão, organização e tratamento da informação nos Sistemas de Saúde; 
  • Compreender a relevância da segurança dos Sistemas de Informação em saúde na qualidade dos cuidados prestados e otimização da gestão de serviços de saúde;
  • Compreender o impacte administrativo, financeiro e tecnológico da implementação do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD);
  • Relacionar a avaliação dos sistemas de informação com a política de garantia da qualidade dos cuidados; 
  • Incorporar a melhor evidência disponível e os "standards em uso” na avaliação dos SIE.


Estagios

Nao


Programa

  • Introdução aos sistemas de informação em Enfermagem

           - Documentação em Enfermagem

           - Sisteas de informação informatizados de Enfermagem

           - Ontologias e Terminologias

           - Registos de saúde eletrónicos

           - Desenvolvimento e implementação de sistemas de informação

           - Requisitos dos sistemas de informação

  • Resumo Mínimo de Dados
  • Sistemas de Apoio à Tomada de Decisão
  • Segurança e Proteção de Dados em Saúde

           - Princípios de Segurança

           - Regulamento Geral da Proteção de dados         

  • Avaliação de Sistemas de Informação

           - Estratégias de avaliação dos sistemas de informação

           - Processo de avaliação dos sistemas de informação


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Trabalho de Grupo: 100.0%


Itens Bibliograficos

Bürkle, T., Ammenwerth, E., Prokosch, H., &Amp; Dudeck, J. (2001). Evaluation Of Clinical Information Systems. What Can Be Evaluated And What Cannot?. Journal Of Evaluation In Clinical Practice, 373-385.

Delone, W., &Amp; Ephraim, R. M. (2003). The Delone And Mclean Model Of Information Systems Success: A Ten-Year Update. Journal Of Management Information Systems, 9-30.

Iso 18104. (2003). Health Informatics — Integration Of A Reference Terminology Model For Nursing.

Pardes H., Harold P., Lehmann P. A., Abbott N. K., Roderer A. R., Steven F., Mandell J. A., Ferrer R. E., &Amp; Miller M. J. B. (2006). Aspects Of Electronic Health Record Systems, 2Nd Ed: Springer.


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