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Resumo da Cadeira
Duração Anual
ECTS Conclusao 2
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4646
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Métodos de ensino

  • As metodologias estão alinhadas com a tipologia de aulas, promovendo a participação do estudante, através da identificação de necessidades em saúde, num processo de construção ativa e colaborativa das suas aprendizagens.
  • Estas abordagens serão complementadas, com a participação de peritos externos e testemunhos de empreendedores de sucesso.
  • Serão utilizadas estratégias de design thinking process, talk’s, testemunhos e formulário de candidatura a financiamento (ex: Got Talent).


Objetivos de Unidade Curricular

  • Refletir sobre o processo de desenvolvimento da sua identidade profissional, de forma consciente, individualizada e crítica no contexto da ética, deontologia e regulamentação da profissão;
  • Demonstrar competências de capacitação para a inovação em saúde, expressas numa atitude empreendedora, concretamente no domínio da enfermagem em endoscopia digestiva;
  • Orientar a sua ação empreendedora no sentido das políticas e normas nacionais e locais, desde que estas não colidam com o Código Deontológico dos enfermeiros;
  • Desenvolve a capacidade de analisar situações e de encontrar soluções integradas face à atuais necessidades em saúde e em enfermagem em endoscopia digestiva, através de soluções inovadoras;


Estagios

Nao


Programa

  • Empreendedorismo: Introdução dos conceitos e apresentação de casos-exemplo de empreendedorismo;
  • Motivação, Criatividade e Inovação em saúde
  • Análise de necessidades em saúde/ação diagnóstica: projeto pessoal/profissional e ou de criação de projetos de empreendedorismo
  • Oportunidades de negócio: Casos de Sucesso.
  • Aspetos jurídicos da profissão: Regulamento do exercício profissional em Enfermagem.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Projecto: 100.0%


Itens Bibliograficos

Arthur, D., Randle, J. (2007). The Professional Self-Concept Of Nurses: A Review Of The Literature From 1992-2006. Australian: Journal Of Advanced Nursing, 60-64

Bobreira, Celina (2004). Desenvolvimento Pessoal Do Enfermeiro: Contexto Da Prática E Da Formação. Revista Sinais Vitais. Nº 56, Coimbra, 14-18

Igor, E. (2010). Formação Da Identidade Profissional Em Enfermagem: Uma Reflexão Teórica. Estudo E Pesquisa Em Psicologia, Nº13, 967-971

Ordem Dos Enfermeiros (2003). Competências Do Enfermeiro De Cuidados Gerais: Ordem Dos Enfermeiros. Lisboa: Ordem Dos Enfermeiros. N.º 10

Ribeiro, J. M. S. (2011). Autonomia Profissional Dos Enfermeiros. Revista Referência, Nº5, 27-36

Silva, A. P. (2007). Enfermagem Avançada: Um Sentido Para O Desenvolvimento Da Profissão E Da Disciplina. Servir. Vol. 55, Nº 1-2, Lisboa, 11-2

Spinelli, S., Adams, R. (2015). New Venture Creation: Entrepreneurship For The 21St Century, Mcgraw-Hill Education, 10Th Edition


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