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Resumo da Cadeira
Duração Anual
ECTS Conclusao 2
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4584
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Métodos de ensino

As metodologias de ensino/aprendizagem assentam numa abordagem teórica e teórico-prática, operacionalizas pelos métodos expositivo, interrogativo e brainstorming. Privilegia-se a participação ativa dos estudantes, apelando à interação constante professor/estudante com objetivo de criar momentos de reflexão que tomam por base a experiência prática de cada um.


Objetivos de Unidade Curricular

  • Analisa a prática baseada na evidência;
  • Interpreta os resultados da evidência científica produzida;
  • Utiliza a evidência disponível como instrumento de apoio à supervisão clínica;
  • Desenvolve a conceção de protocolos de investigação e de matriz para projetos inovadores;
  • Desenvolve a capacidade de redação de artigos científicos.


Estagios

Nao


Programa

  • Investigação, ciência e método científico
  • Paradigmas de investigação
  • Etapas do processo de investigação
  • Técnicas e instrumentos de recolha e análise de dados
  • Princípios da Prática Baseada na Evidência
  • Etapas da Prática Baseada na Evidência
  • Níveis de Evidência
  • Tipos de Revisões:
    • Revisões Sistemáticas
    • Revisões Narrativas
    • Revisões Integrativas
  • Protocolo de Revisão
  • Avaliar criticamente a literatura
  • Incorporação dos resultados na prática de enfermagem em emergência extra-hospitalar
  • Guias de boas práticas: desenvolvimento e implementação
  • Centro e recursos da Prática Baseada na Evidência
  • Ética em investigação
  • Redação de artigos científicos


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Trabalho de síntese: 100.0%


Itens Bibliograficos

Conselho Internacional De Enfermeiros. (2012). Combater A Desigualdade: Da Evidência À Ação. Lisboa: Ordem Dos Enfermeiros.

Craig, J. V., &Amp; Smyth, R. L. (2004). Práticas Baseadas Na Evidência: Manual Para Enfermeiros. Loures: Lusociência.

Fineout-Overholt, E., Melnyk, B., Stillweell, S., &Amp; Williamsom, K. (2010). Evidence Based Practice, Step By Step: Critical Appraisal Of The Evidence: Part Iii. The American Journal Of Nursing, 110(11), 43-51.

Gerrish, K., &Amp; Lathlean, J. (2015). The Research Process In Nursing. Oxford: Wiley Blackwell.

Glasper, A., &Amp; Rees, C. (2017). Nursing And Healthcare Research At A Glance. Oxford: Wiley Blackwell.

Greenhalgh, T. (2014). How To Read A Paper. Oxford: Wiley Blackwell.

Pearson, A., Wiechula, R., Cout, A., &Amp; Lockwood, C. (2010). O Modelo De Cuidados De Saúde Baseados Na Evidência Do Instituto Joanna Briggs. Revista Referência, 123-133.

Santos, C.m.c., Pimenta, C.a.m., &Amp; Nobre, R.m.c. (2007). A Estratégia Pico Para A Construção Da Pergunta De Pesquisa E Busca De Evidências. Rev Latino-Am Enfermagem, 1-4.

The Joanna Briggs Institute (2014). Joanna Briggs Institute Reviewers’ Manual 2014 Edition Handbook. The Joanna Briggs Institute: Adelaide, 2014. Disponível Em: Http://Joannabriggs.org/Assets/Docs/Sumari/Reviewersmanual-2014.Pdf


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