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Resumo da Cadeira
Duração Anual
ECTS Conclusao 2
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4581
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Métodos de ensino

  • Exposição/conferência;
  • Discussão orientada;
  • Aprendizagem colaborativa.


Objetivos de Unidade Curricular

  • Estimula a aplicação do conhecimento e o cumprimento dos valores e normas legais da profissão;
  • Demonstra compromisso com as organizações envolvidas no processo de formação, sua visão, missão, valores e objetivos organizacionais;
  • Cria condições para discutir e esclarecer aspetos inerentes às situações experienciadas;
  • Garante a mobilização de recursos cognitivos, afetivos, sociais, contextuais e técnico instrumentais;
  • Promove estratégias de atualização e implementação na garantia da melhoria contínua nos contextos de emergência extra-hospitalar;
  • Estimula a discussão das práticas, envolvendo a equipa de emergência extra-hospitalar, potenciando a partilha, atualização e o pensamento crítico-reflexivo;
  • Cria oportunidades promotoras para o desenvolvimento profissional de excelência na área da emergência extra-hospitalar;
  • Encara a formação como oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Garante uma atitude crítico-reflexiva sobre a dimensão relacional na emergência extra-hospitalar;
  • Adequa, na medida do seu desenvolvimento, as melhores estratégias, o ritmo e a forma de assunção gradual de autonomia na tomada de decisão e no exercício profissional;
  • Assegura a partilha e a reflexão entre os pares supervisores/supervisados.


Estagios

Nao


Programa

1. Percursos e processos de formação em Enfermagem

1.1.1 Integração da formação em Enfermagem no Sistema Educativo Nacional

2. Modelos de desenvolvimento pessoal e profissional

2.1. Modelo androgógico da aprendizagem de adultos de Malcolm Knowles

2.2. Modelo bioecológico do desenvolvimento humano de Bronfenbrenner e Morris

2.3. Modelo de aquisição de competências de Benner

3. Processos de formação e aprendizagem ao longo da vida

3.1. Formação reflexiva

4. Competência Acrescida Diferenciada em emergência extra-hospitalar

4.1. Perspetivas da Competência segundo Le Boterf e Perrenoud

4.2. Perspetiva normativa

4.2.1. Competência Acrescida

4.1.2. Competência Acrescida Diferenciada

4.1.3. Competência Acrescida Avançada


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Projecto: 100.0%


Itens Bibliograficos

Abreu, W. (2007). Formação E Aprendizagem Em Contexto Clínico. Fundamentos, Teorias E Considerações Didáticas. Formasau. Coimbra.

Alarcão I., &Amp; Canha, B. (2013). Supervisão E Colaboração. Uma Relação Para O Desenvolvimento. Porto Editora. Porto.

Benner, P. (2001). De Iniciado A Perito. Quarteto Editora. Coimbra.

Bronfenbrenner, U. (2005). Making Human Beings Human: Bioecological Perspectives On Human Development. S. Publications, Ed.

Clark, E., Draper, J., &Amp; Rogers, J. (2015). Illuminating The Process: Evaluating The Impact Of Continuing Professional Education On Practice. Nurse Education Today, Pp. 388–394.

Gallagher, L. (2007). Continuing Education In Nursing: A Concept Analysis. Nurse Education Today, Pp. 437- 466.

Le Boterf, G. (2003). Desenvolvendo A Competência Dos Profissionais. Artmed, Ed., 3ª Ed. S. Paulo.

Mestrinho, G., Félix, I., Mègre, P., &Amp; Lopes, V. (2016). Formação Em Contexto De Trabalho E Desenvolvimento Profissional. In Formação E Desenvolvimento Profissional Dos Enfermeiros, 1.A Edição. Loures: Lusodidacta, Pp. 113–214.

Pinheiro, G., Macedo, A., &Amp; Costa, N. (2014). Supervisão Colaborativa E Desenvolvimento Profissional Em Enfermagem. Revista De Enfermagem Referência, Pp. 101–109.

Pires, A. (2015). Experiencialidade E Complexidade.contributos Para Pensar A Formação De Adultos. Interações, Pp. 83–99.

Pires, A. (2005). Educação E Formação Ao Longo Da Vida: Análise Crítica Dos Sistemas E Dispositivos De Reconhecimento E Validação De Aprendizagens E Competências. Fundação Calouste Gulbenkian. Fundação Para A Ciência E Tecnologia. Lisboa.

Rua, M. (2011). De Aluno A Enfermeiro – Desenvolvimento De Competências Em Contexto De Ensino Clínico. Loures: Lusociência.


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