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Resumo da Cadeira
Duração Anual
ECTS Conclusao 6
Area Cientifica Saúde
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4624
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Métodos de ensino

Para o desenvolvimento desta unidade curricular será utilizada uma metodologia expositiva e interativa no âmbito da tipologia teórica. Nas aulas de tipologia teórico-prática serão realizadas dinâmicas de discussão de estudos de caso que possam aprofundar o processo de tomada de decisão em situações de emergência, exceção e catástrofe de âmbito nacional e internacional. As práticas laboratoriais serão desenvolvidas em contexto de centro de simulação, em que os estudantes deverão demonstrar capacidade de tomada de decisão sobre os diferentes de emergência, exceção e catástrofe de âmbito nacional e internacional melhorando as suas competências e preparando-os para o seu desempenho em contextos reais de prática especializada. A experiência clínica simulada coloca os estudantes no centro da ação criando ambientes realistas com utilização de materiais e equipamentos reais.


Objetivos de Unidade Curricular

  • Cuidar da pessoa em situações de emergência, exceção e catástrofe;
  • Conceber, em articulação com o nível estratégico, os planos de emergência e catástrofe;
  • Gerir os cuidados em situações de emergência, exceção e catástrofe.

Competências:

  • Assegura a eficiência dos cuidados de enfermagem preservando os vestígios de indícios de prática de crime;
  • Compreende o papel do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho na resposta a situações de Emergência, Exceção e Catástrofe.


Estagios

Nao


Programa

  • Conceptualização de Cuidados de Saúde em situações de Emergência, Exceção e Catástrofe;
  • O papel do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho na resposta a situações de Emergência, Exceção e Catástrofe;
  • Gestão de situações de emergência, exceção e catástrofe Conceptualização de Planos de emergência e catástrofe;
  • Princípios de triagem e atuação;
  • Remoção, estabilização e evacuação de vítimas;
  • Violência, Maus‐tratos e Negligência;
  • Colheita, Preservação e Documentação de vestígios forenses;
  • Aspetos Ético‐legais.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Prática: 40.0%

Frequência: 60.0%


Itens Bibliograficos

Almeida, A., Ribeiro, C., Paes, P., Mota, L., &Amp; Príncipe, F. (2020). Perspetiva Do Enfermeiro Em Relação À Via Verde Trauma. Revista De Investigação &Amp; Inovação Em Saúde, 3(1), 55-66. Https://Doi.org/10.37914/Riis.v3I1.74

Dorta, D. J., Yonamine, M., Costa, J. L., &Amp; Martinis, B. S. (2018).  Toxicologia Forense. São Paulo: Bluchen

Estran, N. V. B. (2003).  Sala De Ermergências: Emergências Clínicas E Traumáticas. Porto Alegre: Editora Da Ufrgs

Howard, P. K., &Amp; Steinmann, R. A. (2011).  Enfermagem De Urgência: Da Teoria À Prática. Loures: Lusociência

Lourenço, L., &Amp; Amaro, A. (2018).  Riscos E Crises: Da Teoria À Plena Manifestação. Coimbra: Universidade De Coimbra.

Mateus, B. A. (2007).  Emergência Médica Pré-Hospitalar: Que Realidade. Loures: Lusociência

National Associatuion Of Emergency Medical Techniciansalfaro (2007). Atendimento Pré-Hospitalar Ao Traumatizado. Rio De Janeiro: Elsevier

Rosales, S. (2000). Manual De Primeiro Socorro: E Prevenção De Grandes Catástrofes E Terramotos. Madrid: Saúdiforma


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