Menu
Resumo da Cadeira
Duração Anual
ECTS Conclusao 3
Area Cientifica Saúde
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4627
Partilhar curso

Métodos de ensino

  • Utilização do método expositivo e participativo;
  • Sugestão de artigos publicados e outros textos de apoio;
  • Apoio à pesquisa individual em bases de dados.


Objetivos de Unidade Curricular

O estudante deverá, no final da Unidade Curricular ser capaz de:

  • Identificar e abordar o doente neurocrítico com base na avaliação ABCDE;
  • Avaliar os diferentes tipos de doente neurocrítico e complicações associadas mais frequentes;
  • Descrever os cuidados de enfermagem ao doente neurocrítico;
  • Identificar e interpretar os diferentes tipos de neuromonitorização;
  • Adequar manuseamento de sedação e analgesia e suporte hemodinâmico ao doente neurocrítico;
  • Descrever e atuar de acordo com conhecimentos adquiridos.

Competências:

  • Mobiliza conhecimentos e habilidades múltiplas para responder em tempo útil e de forma holística ao doente em situação neurocrítica;
  • Atua de acordo com a situação crítica;
  • Presta cuidados à pessoa em situação neurocrítica e na antecipação da instabilidade e risco de falência cerebral e sistémica;
  • Executa cuidados técnicos de alta complexidade dirigidos à pessoa a vivenciar processos de saúde/doença crítica e ou falência orgânica;
  • Atribui graus de urgência ao doente em situação neurocirúrgica e decide a sequência de atuação.


Estagios

Nao


Programa

  • Neuroanatomia funcional;
  • Fisiologia da Circulação Cerebral e Tratamento da Hipertensão Intracraniana
  • Semiologia Neurológica e Avaliação do doente em Coma;
  • TCE Grave – Clínica: Monitorização de PIC; Manuseamento de DVE, Terapêutica Médica e Cirúrgica;
  • Acidente Vascular Cerebral Isquémico e Hemorrágico; Manuseamento Clínico;
  • Tumores – Diagnóstico/Prognóstico: Terapêutica;
  • Neuromonitorização: conceitos, equipamentos e sensores;
  • Estado de mal epiléptico- Diagnóstico e tratamento;
  • Raquis - Patologia Degenerativa e TVM;
  • Cuidados de Enfermagem e vigilância dos doentes com patologia neurocirúrgica.
  • Workshop de Neuromonitorização e imagem.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Frequência: 100.0%


Itens Bibliograficos

Mitchell, Richard. (2006) Robbins&Amp;Cotran: Fundamentos De Patologia. Rio De Janeiro: Elsevier. 829 Isbn 10-85-352-1836-X

Eelco Fm Wijdicks, Alejandro A. Rabinstein, Sara E. Hocker, Jennifer E. Fugate. (2016) Neurocriticalcare - What Do I Do Now. Oxford Universitypress, Secondedition. Isbn: 9780190602659

Schaffler, Arne; Menche, Nicole. (2004) Medicina Interna E Cuidados De Enfermagem: Manual Para Enfermeiros E Outros Profissionais. Loures: Lusociência. 536 [4] P. Isbn 972-8383-78-9

Schoppmeyer, Maria-Anna. (2010) Medicina Interna: Manual Para Enfermeiros E Outros Profissionais De Saúde. Loures: Lusodidacta. 313 P. Isbn 978-972-8930-54-7

Sérgio, Joaquim Silveira; Coutinho, Isabel; Marques, Sandra (2002) Fundamentos De Patologia: Para Técnicos De Saúde. 1ª Ed. Loures: Lusociência. 249, [2] P. Isbn 972-8383-28-2

Urden, Linda D. ; Stacy, Kathleen M.  ; Lough, Mary E. (2008) Thelan´s Enfermagem De Cuidados Intensivos : Diagnóstico E Intervenção 5º Ed. 5ª Ed. Loures: Lusodidacta. 1625 P. Isbn 978-989-8075-08-6

Varghese R, Chakrabarty J, Menon G. (2017) Nursing Management Of Adults With Severe Traumatic Brain Injury: A Narrative Review. Indian J Crit Care Med. 21(10):684-697. Doi:10.4103/Ijccm.ijccm_233_17

R. Lakshmi Narasimhan, N. Praveen Chander, R. Ravichandran, P. Venkatesh (2013) Neurocritical Care Triad – Focused Neurological Examination, Brain Multimodal Monitoring And Maintaining Neuro Homeostasis, Apollo Medicine, Volume 10, Issue 3, 193-200


Partilhar curso