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Resumo da Cadeira
Duração Anual
ECTS Conclusao 2
Area Cientifica Saúde
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4631
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Métodos de ensino

Método afirmativo expositivo / demonstrativo: transmissão de saber do formador para o formando, através da leitura e interpretação do manual, assim como visualização de diapositivos, ilustrações, vídeo e realização de simulações práticas.

Método interrogativo dedutivo: através de perguntas orais e escritas, este método procura estimular o processo de pensamento ativo.

Método ativo: através da realização de simulações práticas individuais ou em grupo, estudos de casos práticos e brainstorming.


Objetivos de Unidade Curricular

  • Identificar os mecanismos de lesão mais comuns associados ao trauma;
  • Descrever as mudanças fisiopatológicas como uma base dos sinais e sintomas;
  • Descrever a avaliação de enfermagem a doentes com trauma;
  • Demonstrar uma avaliação estandardizada, sistemática e organizada na avaliação, planeamento, Intervenção e reavaliação;
  • Identificar diagnósticos de enfermagem apropriados e resultados esperados para o doente com trauma;
  • Descrever as intervenções apropriadas para doentes com trauma.

O estudante deve ser capaz de:

  • Realizar a avaliação primária e secundária;
  • Definir problemas com base na informação da avaliação;
  • Identificar um apropriado plano de cuidados, bem como descrever as intervenções adequadas;
  • Identificar prioridades para as intervenções de enfermagem baseadas nos dados da avaliação;
  • Descrever os mecanismos de avaliação da eficiência das intervenções de enfermagem no traumatizado;
  • Identificar as potenciais respostas do doente às intervenções de enfermagem;
  • Realizar todas as ações necessárias ao politraumatizado com base em algoritmos apropriados.


Estagios

Nao


Programa

  • Avaliação Inicial do Politraumatizado;
  • Abordagem Via Aérea e Ventilação;
  • Choque;
  • Trauma Crânio-encefálico;      
  • Trauma Máxilo-Facial e Pescoço;
  • Trauma Torácico;
  • Trauma Abdominal;
  • Trauma Vertebro-Medular;
  • Trauma Músculo-esquelético;
  • Trauma Tegumentar e Queimaduras.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Frequência: 50.0%

Prática: 50.0%


Itens Bibliograficos

American College Of Surgeons. (2012). Advanced Trauma Life Support Student Course Manual (9Th Ed.). Chicago, Il

Wilkinson, J. M. &Amp;Amp; Treas, L. S. (2011). Fundamentals Of Nursing (2Nd Ed.). Philadelphia, F. A. Davis Company.

Sasser, S. M., Hunt, R. C., Faul, M., Sugerman, D., Pearson, W., Dulski, T., Erner, E. B. ; Centers For Disease Control And Prevention. (2012). Guidelines For Clearing The Cervical Spine In Conscious Trauma Patient For

Field Triage Of Injured Patients: Recommendations Of The National Expert Panel On Field Triage, 2011. Mmwr Recommendations And Reports

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Guillon, F. (2011). Epidemiology Of Abdominal Trauma. In P. Taourel, Ct Of The Acute Abdomen. Berlin, Germany: Springer-Verlag.

Howard, P. K. &Amp;Amp; Steinmann, R. A. (Eds.). (2010). Sheehy’s Emergency Nursing: Principles And Practice (6Th Ed.) St. Louis, Mo: Mosby.

Demoya, M. (2012, July). Shock And Shock Fluid Resuscitation. In The Merck Manual For Health Care Professionals. Whitehouse Station, N.j.: Merck Sharp &Amp;Amp; Dohme.

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Massada, Salvador Da Rocha - Avaliação E Ressuscitação Do Doente Com Trauma Grave: Normas De Orientação Clínica E Administrativa. 1ª Ed.: Grupo De Trauma Do Hospital De S. João, 2002. 111 P.. Isbn 972-9027-98-6

Hoyt, K. S, &Amp;Amp; Selfridge-Thomas, J. (Eds.). (2007). Emergency Nursing Core Curriculum (6Th Ed.). St. Louis, Mo: Saunders Elsevier.

Ordem Dos Médicos - Normas De Boa Prática Em Trauma. Centro Editor Livreiro Da Ordem Dos Médicos, 2009. 225 P.. Isbn 978-972-99348-8-9


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