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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 15
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4618
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Métodos de ensino

O estágio terá dois contextos opcionais, nomeadamente, unidade de cuidados pós-anestésicos ou bloco operatório de especialidades, devendo optar por um destes contextos, diferente da efetuada no estágio II. O horário decorrerá de acordo com o praticado no serviço e conforme planeado com o tutor e o professor.
A orientação, supervisão e avaliação dos estudantes será da responsabilidade dos professores com a colaboração de enfermeiros tutores ambos especialistas em enfermagem médico-cirúrgica, a desenvolver funções nos diversos contextos clínicos e com desenvolvimento reconhecido na área da especialidade.
O estudante deve, até ao final da primeira semana de estágio, definir os seus objetivos específicos, em parceria com o tutor e professor. A avaliação será realizada pela aplicação do instrumento de avaliação final existente na escola e pelo relatório de estágio (instrumento de avaliação final 60% e relatório de estágio 40%).


Objetivos de Unidade Curricular

Cuidar da pessoa em situação perioperatória e respetiva família/pessoa significativa numa perspetiva interprofissional
Demonstrar consciência cirúrgica na promoção de um ambiente seguro para todos os intervenientes no perioperatório
Liderar o processo de prevenção e controlo de infeção associado aos cuidados perioperatórios
Promover a gestão e o controlo dos dispositivos médicos utilizados no perioperatório
Promover o treino de competências técnicas de alta complexidade, científicas e relacionais à pessoa em situação perioperatória nas unidades de cuidados pós-anestésicos ou bloco operatório de especialidades
Promover intervenções baseadas na evidência junto de pessoas em situação perioperatória
Participar na organização e gestão do serviço de saúde, nomeadamente gestão de recursos materiais, humanos e risco com vista à melhoria contínua da qualidade
Dinamizar formação em serviço à equipa de saúde, com base num diagnóstico de necessidades


Estagios

Sim


Programa

Aplicação do conhecimento adquirido e conteúdos programáticos lecionados previamente nas unidades curriculares na área de especialização de enfermagem à pessoa em situação perioperatória e respetiva família/pessoa significativa.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Relatório Final: 40.0%

Instrumento de Avaliação Final : 60.0%


Itens Bibliograficos

Bettelli, G. (2017). Perioperative Care Of The Elderly. Cambridge University Press
Hinkle, J.l., &Amp; Cheever, K.h. (2016).  Brunner &Amp; Suddarth: Tratado De Enfermagem Medico-Cirurgica. (Vol.i-Ii). Rio De
Janeiro: Guanabara Koogan
Phillips N. (2017).  Berry &Amp; Kohn's Operating Room Technique. St. Louis, Missouri: Elsiver
Diário Da República, 2.ª Série — N.º 135 — 16 De Julho De 2018. Regulamento N.º 429/2018. Regulamento De Competências Específicas Do Enfermeiro Especialista Em Enfermagem Médico-Cirúrgica Na Área De Enfermagem À Pessoa Em Situação Crítica, Na Área De Enfermagem À Pessoa Em Situação Paliativa, Na Área De Enfermagem À Pessoa Em Situação Perioperatória E Na Área De Enfermagem À Pessoa Em Situação Crónica.
Rozental, O., &Amp; White, R. S. (2019). Anesthesia Information Management Systems: Evolution Of The Paper Anesthetic Record To A Multisystem Electronic Medical Record Network That Streamlines Perioperative Care. Journal Of Anesthesia History, 5(3), 93–98.
Smith, M. C., &Amp; Parker, M. E. (2015).  Nursing Theories And Nursing Practice. Philadelphia
Sanchez, J., Barach, P., Johnson, J., &Amp; Jacobs. (2017).  Surgical Patient Care: Improving Safety, Quality And Value. Switzerland. Springer.


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