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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 5
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4686
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Métodos de ensino

Para o desenvolvimento desta unidade curricular será utilizada uma metodologia expositiva e interativa no âmbito da tipologia teórica. Nas aulas de tipologia teórico-prática serão realizadas dinâmicas de discussão de casos clínicos que possam aprofundar o processo de tomada de decisão clínica no âmbito gestão de casos e implementação de estratégias de comunicação e relação terapêutica.
A avaliação será realizada através de um trabalho individual (100%). Os estudantes podem optar por exame final.


Objetivos de Unidade Curricular

Analisar os modelos de organização e gestão dos contextos de prestação de cuidados à pessoa com doença crónica;
Valorizar o papel do enfermeiro especialista na rede de cuidados continuados integrados:
Capacitar para a gestão de casos;
Capacitar para a implementação de estratégias de relação e comunicação terapêutica facilitadores da parceria de cuidados e do trabalho em equipa;
Realçar o papel do enfermeiro especialista no desenvolvimento e atualização dos sistemas de informação em Enfermagem. 


Estagios

Nao


Programa

Modelos de Organização e gestão dos diferentes contextos de prestação de cuidados à pessoa com doença crónica;
Rede de Cuidados Continuados Integrados;
Gestão de casos vulneráveis;
Gestor de caso;
Relação e comunicação terapêutica;
Sistema de informação em Enfermagem;
Importância da parceria no cuidado à pessoa em situação crónica;
Trabalho interdisciplinar.


Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame

Exame: 100.0%

Avaliação Contínua

Trabalho Individual : 100.0%


Itens Bibliograficos

Hinkle, J. L., &Amp; Cheever, K. H. (2020). Brunner &Amp; Suddarth - Tratado De Enfermagem Médico-Cirúrgica - 2 Vols: 2 Volumes (14ª Edição). Guanabara Koogan.
Mccormack, B. &Amp; Mccance, T. (2017). Person-Centred Practice In Nursing And Health Care: Theory And Practice. (2ªed.). Sussex: Wiley Blackwell
Mcgonicle, D. &Amp; Mastrian, K.g. (2015). Nursing Informatics. And The Foundation Of Knowledge. (3ª Ed.)
Massachusetts: Jones &Amp; Bartlet Learning
Mota, L. (2018). Um Modelo De Acompanhamento De Enfermagem: A Gestão De Casos No Cuidado À Pessoa Submetida A Transplante Hepático. Novas Edições Académicas
Segurança Social (2019). Rede Nacional De Cuidados Continuados Integrados (Rncci). Lisboa: Segurança Social
Higgins, T., Larson, E., &Amp; Schnall, R. (2017). Unraveling The Meaning Of Patient Engagement: A Concept Analysis. Patient Education And Counseling, 100(1), 30–36. Https://Doi.org/10.1016/J.pec.2016.09.002
Moore, L., Britten, N., Lydahl, D., Naldemirci, Ö., Elam, M., &Amp; Wolf, A. (2017). Barriers And Facilitators To The Implementation Of Person-Centred Care In Different Healthcare Contexts. Scandinavian Journal Of Caring Sciences, 31(4), 662–673. Https://Doi.org/10.1111/Scs.12376


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