Menu
Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 15
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Opcional
Codigo da Cadeira 4690
Partilhar curso

Métodos de ensino

O estágio irá desenvolver-se num dos contextos opcionais definidos para o cuidado à pessoa em situação crónica. A escolha e diversidade dos locais possibilitará ao estudante o desenvolvimento de competências de tomada de decisão no âmbito do cuidado especializado. A orientação, supervisão e avaliação dos estudantes será da responsabilidade dos professores com a colaboração de enfermeiros tutores ambos especialistas em enfermagem médico-cirúrgica, a desenvolver funções nos diversos contextos clínicos e com desenvolvimento reconhecido na área da especialidade. O estudante deve, até ao final da primeira semana de estágio, definir os seus objetivos específicos, em parceria com o tutor e professor. Avaliação: instrumento de avaliação final ao desempenho e desenvolvimento de competências do estudante no contexto da prática clínica e pelo relatório de estágio (instrumento de avaliação final 60% e relatório de estágio 40%). Os estudantes que não tiverem aprovação têm que repetir o estágio.


Objetivos de Unidade Curricular

Promover o treino de competências técnicas, científicas e relacionais subjacentes aos Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem e ao Regulamento de Competências específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à pessoa em situação crónica
Demonstrar capacidade de tomada de decisão, em contexto de cuidados especializados à pessoa em situação crónica, à sua família e cuidadores.
Participar na organização e gestão do serviço de saúde, nomeadamente gestão de recursos materiais, humanos e risco com vista à melhoria contínua da qualidade.
Dinamizar formação em serviço à equipa de saúde, com base num diagnóstico de necessidades.


Estagios

Sim


Programa

Aplicação do conhecimento adquirido e conteúdos programáticos lecionados previamente nas unidades curriculares na área de especialização de enfermagem à pessoa em situação crónica.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Relatório Final: 40.0%

Instrumento de Avaliação Final : 60.0%


Itens Bibliograficos

Andersen, M.b. (2019). Prevention And Control Of Infections In Hospitals: Practice In Hospitals. Oslo:springer
Duarte, A. &Amp; Martins, O. (2019). Controlo Da Infeção Hospitalar. Lisboa: Lidel
George, F. (2019). Prevenir Doenças E Conservar A Saúde. Lisboa: Fundação Francisco Manuel Dos Santos
Kern, A. (2019). Gestão De Qualidade, Riscos E Segurança Do Paciente: São Paulo: Senac
Lima, Sónia Maria Silvestre De, Agostinho, Marcia, Mota, Liliana, &Amp; Príncipe, Fernanda. (2018). Perceção Dos Profissionais De Saúde Das Limitações À Notificação Do Erro/Evento Adverso. Revista De Enfermagem Referência, Seriv(19), 99-106.
Mateus, D., &Amp; Serra, S. (2017). Gestão Em Saúde: Liderança E Comportamento Organizacional Para Enfermeiros Gestores. Loures: Lusodidacta


Partilhar curso