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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 4
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4603
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Métodos de ensino

As metodologias de ensino assentam numa abordagem participativa, construindo um quadro de referência, quer através de exposição, quer de trabalhos de pesquisa e de síntese, desenvolvendo-se momentos de análise, reflexão e discussão a partir da análise de casos clínicos dos contextos da prática profissional. Para as aulas de seminário serão convidados peritos na área da Enfermagem e do Direito. A avaliação resultará do desenvolvimento de um estudo de caso em grupo tendo em vista a conceptualização de uma prática de enfermagem avançada e tomada de decisão na área de especialização, com apresentação e discussão individual de um poster no âmbito de seminário.


Objetivos de Unidade Curricular

Conceptualizar a aplicação do conhecimento nuclear em enfermagem e estratégias para o seu desenvolvimento
Promover a inovação da prática de enfermagem avançada nos cuidados de saúde contemporâneos face às necessidades em saúde emergentes
Refletir sobre modelos para facilitar e sistematizar a tradução da evidência científica na prática clínica avançada
Compreender a problemática do mandato social da profissão de enfermeiro e do papel do enfermeiro especialista face aos desafios da saúde na sociedade atual
Analisar criticamente os Sistemas de Informação em Saúde
Compreender o potencial dos dados dos Sistemas de Informação na formalização do conhecimento da disciplina de enfermagem


Estagios

Nao


Programa

Desenvolvimento da enfermagem: da profissão e da disciplina
Ontologia e epistemologia do cuidado em Enfermagem
Percurso histórico e teórico-conceptual: implicações na prática de cuidados de enfermagem e contributos para o desenvolvimento da profissão
Estatuto do conhecimento formal e do saber práxico na produção dos cuidados
Conceptualização da prática em Enfermagem Avançada
Sistemas de informação e tecnologia em enfermagem
Modelos de Prática baseada na evidência em Enfermagem avançada
Diagnósticos e intervenções de enfermagem
Padrões de Qualidade dos cuidados de enfermagem especializados
Enfermagem e o Direito


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Trabalho de Grupo : 100.0%


Itens Bibliograficos

Chinn, P. L., &Amp; Kramer, M. K. (2015).  Knowledge Development In Nursing. Theory And Process (9Th Ed.). Elsevier.

Collière, M.-F. (1999).  Promover A Vida. Da Prática Das Mulheres De Virtude Aos Cuidados De Enfermagem. Lidel.

Masters, K. (2015).  Nursing Theories. A Framework For Professional Practice. Jones &Amp; Bartlett Learning.

Morais, O. M. Dos, Mata, C., Fernandes, M. De F., Monteiro, M. De F., Castro, S., Príncipe, F., &Amp; Mota, L.. (2021). Doente Sedado, Consciente E Ventilado Invasivamente: Terapêuticas De Enfermagem. Revista De Investigação &Amp; Inovação Em Saúde, 4(1), 7–17. Https://Doi.org/10.37914/Riis.v4I1.118

National Academies Of Sciences, Engineering, And Medicine. (2021). The Future Of Nursing 2020-2030: Charting A Path To Achieve Health Equity. The National Academies Press. Https://Doi.org/10.17226/25982.

Novais, S., Príncipe, F., &Amp; Mota, L. (2020). A Representação Social Da Enfermagem E Do Ser Enfermeiro: Perspetiva Dos Estudantes De Enfermagem E Dos Tutores. Millenium, 2(13), 51-60. Doi: 10.29352/Mill0213.05.00326

Ordem Dos Enfermeiros (2017). Padrões De Qualidade Dos Cuidados Especializados Em Enfermagem Médico-Cirúrgica: Na Área De Enfermagem À Pessoa Em Situação Crítica, Na Área De Enfermagem À Pessoa Em Situação Paliativa, Na Área De Enfermagem À Pessoa Em Situação Perioperatória E Na Área De Enfermagem À Pessoa Em Situação Crónica (Assembleia Extraordinária Do Colégio Da Especialidade De Enfermagem Médico-Cirúrgica). Retirado De Em: Https://Docplayer.com.br/88218153-Assembleia-Extraordinaria-Do-Colegio-Da-Especialidade-De-Enfermagem-Medico-Cirurgica.html

Smith, M. C., &Amp; Parker, M. E. (Eds.) (2015). Nursing Theories And Nursing Practice (4Th Ed.). F. A. Davis Company.

Smith, M. J., &Amp; Liehr, P. R. (Eds.). (2014). Middle Range Theory For Nursing (3Th Ed.). Springer Publishing Company.


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