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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 6
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4667
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Métodos de ensino

As metodologias de ensino estão alinhadas com a tipologia de aulas e assentam numa abordagem participativa, quer através de exposição e interrogação, quer de trabalho individual e grupal de pesquisa orientada e de síntese documental, desenvolvendo-se momentos de análise, reflexão e discussão a partir da análise de referenciais e documentos de suporte à conceção e desenvolvimento de programas de promoção e prevenção em saúde mental. Nas aulas teórico-práticas, serão levados a desenvolver um projeto de promoção e/ou prevenção em saúde mental em resposta a uma necessidade e/ou determinante identificado da comunidade, numa metodologia de aprendizagem e serviço.
As aulas de seminário permitem o convite de peritos nacionais e internacionais, das redes com as quais a Escola é membro ativo. A avaliação resultará do desenvolvimento de uma frequência (60%) e de um Projeto de Promoção da Saúde Mental (40%), desenvolvido em grupo, integrando uma apresentação oral e discussão individual.


Objetivos de Unidade Curricular

Identificar as bases da intervenção de enfermagem especializada no âmbito da promoção da saúde mental, da prevenção da doença mental e da intervenção precoce;
Distinguir os determinantes estruturais de saúde mental, reconhecendo o seu impacto;
Compreender a pessoa numa perspetiva contextual, tendo em conta a vulnerabilidade, a transculturalidade e a diversidade;
Identificar estratégias assistenciais integradas de promoção da saúde mental nos diversos contextos e ao longo do ciclo vital;
Conhecer as linhas orientadoras das políticas, programas de promoção e prevenção em saúde mental a nível nacional e internacional;
Compreender a problemática dos comportamentos aditivos numa perspetiva biológica, cultural e psicológica;
Identificar os dados relevantes, diagnósticos e intervenções de enfermagem em saúde mental e psiquiátrica;
Analisar as estratégias de empoderamento da pessoa, família, grupo ou comunidade;
Desenvolver competências na elaboração de projetos de promoção da saúde mental. 


Estagios

Nao


Programa

Conceitos: promoção e prevenção da doença mental; intervenção precoce;
Determinantes estruturais de saúde mental (SM): fatores sociais, ambientais, relacionados com idade e settings, de proteção e promoção da SM; fatores predisponentes e precipitantes; sinais e sintomas precoces de problemas;
Medidas: proteção da SM, prevenção da perturbação mental, nomeadamente em grupos vulneráveis:
Impacto dos problemas mentais dos pais, nas perturbações mentais das crianças;
Programas de sensibilização e redução de riscos (stress, violência, suicídio e adições);
Comorbilidade e efeito dos comportamentos aditivos;
Saúde mental em situação de catástrofe;
Modelos de avaliação participada de base comunitária;
Orientações técnicas, legislação e políticas relativas as pessoas, grupos e comunidades vulneráveis, destacando minorias étnicas
Estratégias de empoderamento em situações de risco ou problemas de SM
Estratégias e metodologias educativas e treino
1º Socorro Psicológico
Teleconsulta e e-Health em SM


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Trabalho de Grupo: 40.0%

Frequência: 60.0%

Avaliação por Exame

Exame: 100.0%


Itens Bibliograficos

Canadian Nurses Association (2019) Advanced Practice Nursing: A Pancanadian Framework. Ottawa: Cna
*Quesado,A., Santos,A., Soares,I., Moreira,L., &Amp; Pereira,S. (2020) Promoção Da Atividade Física Numa Instituição De Ensino Superior. Riis, 3(2), 49–60. Https://Doi.org/10.37914/Riis.v3I2.91
*Teixeira,S., Coelho,J., Sequeira,C., Lluch-Canut, M., Ferré-Grau, C. (2019) The Effectiveness Of Positive Mental Health Programs In Adults: A Systematic Review. Health Soc Care Community. 27(5), 1126– 1134. Https://Doi.org/10.1111/Hsc.12776
*Torres, A., Melo,R., Príncipe,F., Ferreira,A., &Amp; Quesado, A. (2021) Anxiety And Need For Support Of College Students During The Sars-Cov-2 Pandemic: An Exploratory Study. European Psychiatry, 64(S1), S295-S295.
Doi:10.1192/J.eurpsy.2021.791
Who (2020) Guidelines On Mental Health Promotive And Preventive Interventions For Adolescents: Helping Adolescents Thrive. Geneva: Who
Dgs (2021) Saúde Menta: Normas De Orientação Clínica. Https://Nocs.pt/Saude-Mental/.


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