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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 6
Area Cientifica Saúde
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4669
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Métodos de ensino

As metodologias de ensino alinham-se com a tipologia de aulas e assentam num equilíbrio entre objetivos, conteúdo e resultados de aprendizagem esperados. É provida uma abordagem interativa entre docente e estudantes, quer através de exposição e interrogação, com pesquisa orientada e reflexão individual e grupal em torno das principais perturbações mentais ao longo do ciclo vital e respetivas intervenções farmacológicas. Nas aulas teórico-práticas, serão levados a suportar a caracterização das perturbações mentais ao longo do ciclo vital em momentos de consulta das classificações internacionais de diagnóstico e dos Guias psicofarmacológicos, com vista à intervenção segura. A avaliação resultará da média ponderada de uma frequência (70%) e um trabalho de grupo (30%), sendo este último um enquadramento teórico fundamentado de um quadro psicopatológico proposto tendo em consideração a incidência crescente de perturbações mentais ao nível regional e/ou nacional.


Objetivos de Unidade Curricular

Debater as diferentes teorias de desenvolvimento psicológico;
Compreender as alterações neuroanatómicas e neurofisiológicas relacionadas com a psicopatologia;
Caracterizar as perturbações mentais mais comuns ao longo do ciclo vital;
Identificar as diversas opções terapêuticas na área da saúde mental e psiquiatria;
Debater diferentes intervenções terapêuticas nas diferentes perturbações mentais;
Caracterizar as intervenções farmacológicas usadas nas diversas situações perturbações mentais;
Identificar os principais fatores de risco associados à utilização dos psicofármacos;
Demonstrar conhecimentos que irão suportar a sua ação perante o indivíduo com risco de alteração ou com alteração da saúde mental, família e comunidade;
Integrar os conhecimentos de neuroanatómicas e neurofisiológicas relacionadas com a psicopatologia no processo de diagnóstico e terapêutica da pessoa com perturbação psiquiátrica.


Estagios

Nao


Programa

O cérebro: evolução e conhecimento;
Anatomia e fisiologia do sistema nervoso (SN);
Funcionamento do SN: Neuroanatomia e neurofisiologia; organização anatomo-funcional. Funções neurológicas: perceção, pensamento, atenção, consciência, movimento, linguagem;
Fatores genéticos e neurofisiológicos que afetam a SM;
Teorias de desenvolvimento psicológico;
Classificações internacionais de referência na prática clínica em psiquiatria e escalas de avaliação psiquiátrica;
Perturbações mentais no ciclo de vida da pessoa, segundo as classificações internacionais de referência;
Abordagem aos Transtornos: do neurodesenvolvimento; bipolar; depressivos; de ansiedade; obsessivo-compulsivo; relacionados ao stress; dissociativos; alimentares; da eliminação; do sono-vigília; disruptivos; relacionados a substâncias e adição; neurocognitivos; da personalidade; parafílicos e outros transtornos;
Intervenções farmacológicas usadas nas diversas situações psicopatológicas;
Gestão de emergências psiquiátricas.


Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame

Exame: 100.0%

Avaliação Contínua

Frequência: 70.0%

Trabalho de Gupo: 30.0%


Itens Bibliograficos

American Psychiatric Association (2014) Manual De Diagnóstico E Estatística Das Perturbações Mentais. 5ª Edição (Dsm-V) Lisboa: Climepsi Editores;

*Coelho, J.; Martins,A.; Sampaio, F.; Sequeira, C.; Lleixà Fortuño, M.; Roldán, J. (2019) Cultural Adaptation And Psychometric Properties Assessment Of The Noc Outcome “Cognition” In A Sample Of Portuguese Adults With Mental Illness. International Journal Of Nursing Knowledge. Doi: 10.1111/2047-3095.12268
*Marques, C., Santos, T., Martins, M., Rodrigues, I., Pereira, A. &Amp; Macedo, A. (2019) Negative Affect And Eating Psychopathology: The Moderator Effect Of Gender. Eating And Weight Disorders: Ewd, 24(5), 879–885. Doi: Org/10.1007/S40519-018-0598-7
*Santos T, Madeira N, Santos V, Leite R. Major (2016) Depressive Disorder: Psychiatric Nosology. Researches And Advances In Psychiatry. 3(3), 71-73
Silva, M. &Amp; Silva, J. (2019) Transtorno Neurocognitivo: Quais São As Implicações? Dignus – Revista Técnica De Geriatria E Gerontologia, 1(2), 24-27.


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