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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 30
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Opcional
Codigo da Cadeira 02100303
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Métodos de ensino

A metodologia do trabalho de projeto é participativa e ativa. Os docentes acompanharão as etapas do trabalho, nas OT, promovendo a sua estruturação, a análise crítica e estimulando a consecução dos objetivos, através da reflexão e crítica e do contributo do projeto para ER. A responsabilidade pela unidade curricular ficará a cargo de um docente doutor na área científica fundamental e outro especialista com experiência especialmente relevante na área especializada do conhecimento, oferecendo a necessária amplitude do ponto de vista da área científica e especializada do conhecimento. Os seminários reforçarão a aprendizagem teórico-concetual ou da metodologia quando lacunares, sendo convidados a participar peritos nas áreas de projeto e inovação em ER. A avaliação compreenderá um relatório e a sua apresentação e discussão públicas, com a ponderação de 100% e para a qual será constituído um júri, nos termos do regulamento próprio e da Lei.


Objetivos de Unidade Curricular

Implementar o trabalho de projeto concebido;
Elaborar o relatório do trabalho de projeto correspondente;
Apresentar e analisar criticamente o relatório produzido, fundamentando-o com base nos resultados em prova pública;
Potenciar a integração do referencial teórico de enfermagem de reabilitação e a prática de cuidados;
Disseminar os conhecimentos emergentes dos resultados da investigação em enfermagem;
Desenvolver competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida de forma auto-orientada ou autónoma.


Estagios

Nao


Programa

Implementação de um projeto original, especialmente realizado para este fim, inovador e que proporcione um
contributo significativo para a Enfermagem de Reabilitação. No decurso do trabalho de projeto são mobilizáveis os
diversos conteúdos que constam das Unidades Curriculares do Curso, bem como outros que sejam abordados no
decurso dos seminários e aulas tutoriais, os quais concorrem para a aprendizagem do estudante e redação do projeto.


Itens Bibliograficos

Glasper, A., &Amp; Rees, C. (2017). Nursing And Healthcare Research At A Glance (1ªed.). Oxford: Wiley Backwell.
Grove, S.k., &Amp; Gray, J.r. (2018). Understanding Nursing Research Building An Evidence-Based Practice (7ªed.). United
States: Elsevier
Vilelas, J. (2017). Investigação: O Processo De Construção Do Conhecimento. 2ª Ed. Lisboa: Edições Sílabo.
Chinn, P. L., &Amp; Kramer, M. K. (2015). Knowledge Development In Nursing. Theory And Process (9Th Ed.). St. Louis:
Elsevier.
Doenges, M. E., &Amp; Moorhouse, M. F. (2010). Aplicação Do Processo De Enfermagem E Do Diagnóstico De Enfermagem.
Um Texto Interativo Para O Raciocínio Diagnóstico (5A). Loures: Lusociência.
Masters, K. (2015). Nursing Theories. A Framework For Professional Practice. Burlington: Jones &Amp; Bartlett Learning.
Smith, M. C., &Amp; Parker, M. E. (Eds.) (2015). Nursing Theories And Nursing Practice (4Th Ed.). Philadelphia: F. A. Davis


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