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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 6
Area Cientifica Saúde
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4678
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Métodos de ensino

Nas aulas teóricas será privilegiado o método expositivo e interativo, aprofundando o saber sobre as diversas estruturas anatómicas, suas funções e os diversos processos fisiológicos e patológicos. Serão abordadas as patologias mais frequentes por sistema corporal, integrando-as na dinâmica da enfermagem de reabilitação. Nas aulas teórico-práticas será realizada uma abordagem interativa, com dinâmicas de discussão, fomentando o raciocínio crítico e a tomada de decisão através de casos clínicos diversos, preparando-os para o seu desempenho em contextos reais de prática especializada. A avaliação será realizada através de duas frequências com ponderação de 50% cada.


Objetivos de Unidade Curricular

Compreender os mecanismos que explicam as manifestações da doença e as ferramentas que podem ser usadas no diagnóstico das mesmas e avaliação integral da pessoa; Compreender a resposta humana ao exercício físico; Distinguir os diferentes tipos de exercício físico; Avaliar a funcionalidade e diagnosticar alterações que determinam limitações da atividade e incapacidades; Capacitar para o desenvolvimento do processo de raciocínio clínico que leve à compreensão e avaliação das alterações funcionais tendo em vista a otimização do plano de intervenção em enfermagem de reabilitação; Identificar, compreender e avaliar os processos moleculares subjacentes às alterações nos processos corporais músculo-esqueléticos, neurológicos e cardiorrespiratórios, incluindo na idade pediátrica; Relacionar os fatores pessoais e ambientais com as alterações nos processos corporais.


Estagios

Nao


Programa

Resposta humana ao processo saúde/doença do foro neurológico: anatomo-histofisiologia neurológica; semiologia do sistema nervoso; exame neurológico; principais patologias e distúrbios neurológicos vasculares, degenerativos e traumáticos. Resposta humana ao processo saúde/doença do foro cardiorrespiratório: anatomo-histofisiologia dos sistemas respiratório e cardíaco; semiologia cardíaca e respiratória; principais patologias e distúrbios do foro cardíaco (patologia isquémica, de condução do estímulo elétrico e estrutural - insuficiência cardíaca) e respiratório (patologia obstrutiva e restritiva). Resposta humana ao processo saúde/doença do foro músculo-esquelético: anatomo-histofisiologia do sistema locomotor; semiologia do sistema musculoesquelético; principais patologias e distúrbios do foro orto-traumatológico e reumatológico; Resposta humana ao processo saúde/doença em idade pediátrica; A fisiologia do exercício físico e tipos de treinos; Resposta da pessoa ao exercício físico.


Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame

Exame: 100.0%

Avaliação Contínua

Frequência: 50.0%

2ªFrequência : 50.0%


Itens Bibliograficos

Wiener, C. Brown, C., Houston, B., Kasper, D., Longo, D., Fauci, A., ...Loscalzo, J. (2018). Medicina Interna De Harrison: Preparação Para Provas E Concursos. Porto Alegre: Mcgrawhill Education. Nicola, P.j. (2007). Exame E Avaliação Neuro-Músculo-Esquelética: Um Manual Para Terapeutas. Loures: Lusodidata. Paes, A.c., Ferreira, J.m., &Amp; Costa, R.p. (2015). Avaliação Da Função Respiratória Em Medicina Familiar. Lisboa: Lidel. Papadakis, M.a. Mcphee, S.j. (2017). Current Medical Diagnosis &Amp; Treatments. New York: Mcgraw Hill Education. Pinto, A.m. (2013). Fisiopatologia: Fundamentos E Aplicações. Lisboa: Lidel. Seeley, R. (2011). Anatomia E Fisiologia. Loures: Lusociência. 


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