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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 3
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4604
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Métodos de ensino

As metodologias de ensino assentam numa abordagem participativa, construindo um quadro de referência, quer através de exposição, quer de trabalhos de pesquisa e de síntese, desenvolvendo-se momentos de análise, reflexão e discussão a partir da análise de artigos científicos, promovendo com o estudante o espírito crítico-reflexivo, a capacidade de pensar desenhos de investigação e compreender o impacte da investigação no exercício e desenvolvimento profissional especializado.
A avaliação é negociada com os estudantes no início da unidade curricular, privilegiando-se como instrumento de avaliação a realização de uma frequência (100%).


Objetivos de Unidade Curricular

Fundamentar os conceitos e princípios da disciplina de enfermagem no contexto atual da investigação;
Compreender a complementaridade dos paradigmas de investigação;
Basear a sua praxis clínica especializada em evidência científica;
Contribuir para o conhecimento novo e para o desenvolvimento da prática clínica especializada;
Valorizar os princípios e estratégias éticas na orientação do percurso de investigação;
Selecionar o método adequado à investigação em enfermagem em resposta à diversidade de fenómenos em estudo;
Conceber diferentes estratégias de disseminação face aos resultados da investigação em enfermagem;
Planear estratégias para a translação dos resultados da investigação para o exercício profissional.


Estagios

Nao


Programa

Princípios epistemológicos da investigação
Investigação e desenvolvimento em enfermagem especializada
Prática Baseada na Evidência
Metodologias de Investigação: qualitativas e quantitativas
Estratégias para uma investigação ética
Envolvimento dos participantes na investigação
Paradigmas da Investigação em Enfermagem
Adequabilidade do método de investigação em enfermagem
Etapas do projeto/relatório de investigação
Disseminação dos resultados da investigação
Transladação dos resultados de investigação para a prática


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Frequência: 100.0%

Avaliação por Exame

Exame: 100.0%


Itens Bibliograficos

Fortin, M. F., Côte, J., &Amp; Filion, F. (2009).  Fundamentos E Etapas Do Processo De Investigação. Loures: Lusodidacta.
Glasper, A., &Amp; Rees, C. (2017).  Nursing And Healthcare Research At A Glance (1ªed.). Oxford: Wiley Backwell.
Gerrish, K., &Amp; Lathlean, J. (2016). The Research Process In Nursing (7ªed.). Oxford: Wiley Backwell.
Grove, S.k., &Amp; Gray, J.r. (2018). Understanding Nursing Research Building An Evidence-Based Practice (7ªed.). United States: Elsevier
Polit, D. F., Beck, C. T., &Amp; Hungler, B. P. (2011). Fundamentos De Pesquisa Em Enfermagem: Avaliação De Evidências Para A Prática Da Enfermagem. Porto Alegre: Artemed Editora.
Pocinho, M. (2012). Metodologia De Investigação E Comunicação Do Conhecimento Científico. Lisboa: Lidel.
Ribeiro, G.m. (2018). Novo Manual De Investigação. Lisboa: Contraponto
Vilelas, J. (2017). Investigação: O Processo De Construção Do Conhecimento. 2ª Ed. Lisboa: Edições Sílabo.


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