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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 4
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4676
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Métodos de ensino

Metodologia expositiva e interativa no âmbito das aulas teóricas. Nas aulas TP serão realizadas dinâmicas de análise, discussão e reflexão crítica de casos relacionados com a temática da UC. Para os seminários será convidada a Ordem dos Enfermeiros. A avaliação será realizada através de trabalho de grupo que visará o desenvolvimento de um projeto de melhoria contínua no âmbito dos Padrões de Qualidade, com apresentação e defesa individual. (Trabalho de grupo 60%+ Discussão individual – 40%). Os estudantes podem optar por exame final. A apresentação individual pretende assegurar uma componente da avaliação que permita validar individualmente as aprendizagens dos estudantes.


Objetivos de Unidade Curricular

Compreender o enquadramento concetual e normativo da Enfermagem de Reabilitação (ER);
Distinguir o papel do enfermeiro especialista em ER (EEER) no seio da profissão e do seu mandato social;
Capacitar para o uso de ferramentas de processamento de informação, no suporte à prática e à tomada de decisão de ER;
Identificar as componentes específicas da documentação de ER nos registos eletrónicos em Saúde;
Capacitar para a transferência do conhecimento, o raciocínio clínico e a evidência para a prática de ER;
Valorizar os Padrões de Qualidade dos Cuidados de ER como enformadores da prática profissional.


Estagios

Nao


Programa

Quadro de referência: Competências específicas do EEER;
Padrões de Qualidade dos cuidados de EEER;
Processo de tomada de decisão em ER;
Sistemas de Informação em ER (padrão documental e ontologia);
Resumo mínimo de Dados de ER;
Indicadores da qualidade sensíveis à Cuidados Especializados em ER: estrutura, processo e resultado.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Trabalho Individual : 40.0%

Trabalho de Grupo: 60.0%

Avaliação por Exame

Exame: 100.0%


Itens Bibliograficos

Melnyk, B., Gallagher-Ford, L., &Amp; Fineout-Overholt, E. (2017). Implementing The Evidence-Based Practice (Ebp) Competencies In Healthcare: A Practical Guide For Improving Quality, Safety And Outcomes. Indianapolis: Sigma Theta Tau International.
Ordem Dos Enfermeiros. (2016). Instrumentos De Recolha De Dados Para A Documentação Dos Cuidados Especializados Em Er. Lisboa: Autor.
Ordem Dos Enfermeiros. (2018). Bilhetes De Identidade Dos Indicadores Que Integram O Core De Indicadores Por Categoria De Enunciados Descritivos Dos Padrões De Qualidade Dos Cuidados De Er. Lisboa: Autor.
Ordem Dos Enfermeiros. (2018). Padrões De Qualidade Dos Cuidados Especializados Em Er. Lisboa: Autor.
Regulamento N.º 392/2019, De 3 De Maio. Regulamento Das Competências Específicas Do Enfermeiro Especialista Em Er.
Diário Da República N.º 85, Ii Série. Lisboa, Portugal.
Na Plataforma De Apoio À Aprendizagem Serão Disponibilizados Trabalhos E Outros Referenciais De Apoio Desenvolvidos Pelos Docentes.


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