Menu
Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 15
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Opcional
Codigo da Cadeira 4681
Partilhar curso

Métodos de ensino

O estágio terá a seguinte distribuição de horas: 162 em processo respiratório, 162 em cardíaco, 54 em área de interesse do candidato e 27 nas técnicas terapêuticas. Do total das horas, a distribuição por contexto clínico será: 242 em hospital ou centro de reabilitação, 81 em ECCI ou domicílio ou UCC, 41 na RNCCI e 41 em outros contextos no âmbito da especialidade (comunidade/escolas/grupos, desporto, lares, pediatria ou outro no âmbito da especialidade e validado por supervisor clínico), respeitando assim a duração mínima prevista por prática/contexto pela Ordem dos Enfermeiros. A escolha terá em conta a disponibilidade para o desenvolvimento de técnicas terapêuticas manuais e instrumentais usadas nos cuidados de ER. O estudante deve definir objetivos específicos, em parceria com o tutor e professor. A avaliação será realizada pela aplicação do instrumento de avaliação final da escola, construído com base no perfil de competências do EEER (60%) e pelo relatório de estágio (40%).


Objetivos de Unidade Curricular

Avaliar a funcionalidade e diagnosticar alterações que determinam limitações da atividade e incapacidades; Conceber planos de intervenção para a promoção das capacidades adaptativas no contexto do autocontrolo e autocuidado da pessoa nos processos de transição saúde/doença e/ou incapacidade do foro cardiorrespiratório e outra área de interesse do estudante; Implementar intervenções para otimizar e/ou reeducar as funções aos níveis motor, sensorial, cognitivo, da eliminação e da sexualidade; Implementar programas de treino de AVD promovendo a adaptação às limitações da mobilidade e à maximização da autonomia e qualidade de vida; Implementar programas de treino motor e de treino de exercício físico; Demonstrar capacidade de tomada de decisão; Participar na organização e gestão do serviço de saúde; Refletir sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultam do processo de tomada de decisão; Dinamizar formação em serviço, com base num diagnóstico de necessidades.


Estagios

Sim


Programa

Aplicação do conhecimento adquirido e conteúdos programáticos lecionados previamente nas unidades curriculares na área de especialização em enfermagem de reabilitação, com especial enfoque na pessoa a vivenciar processos de saúde/doença do foro cardiorrespiratório e os da área de interesse do estudante, no âmbito dos cuidados especializados de reabilitação.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Relatório Final : 40.0%

Instrumento de Avaliação Final : 60.0%


Itens Bibliograficos

Marques-Vieira, C., &Amp; Sousa, L. (2017). Cuidados De Reabilitação À Pessoa Ao Longo Da Vida. Loures: Lusodidacta. Novo, A., Delgado, B., Mendes, E., Lopes, I., Preto, L. &Amp; Loureiro, M. (2020). Reabilitação Cardíaca. Loures: Lusodidacta. Delgado, B. M., Lopes, I., Gomes, B., &Amp; Novo, A. (2020). Early Rehabilitation In Cardiology - Heart Failure: The Eric-Hf Protocol, A Novel Intervention To Decompensated Heart Failure Patients Rehabilitation. European Journal Of Cardiovascular Nursing. Doi:10.1177/1474515120913806 Gaspar, L., Delgado, B. (2020). Reabilitação Respiratória Na Dpoc: Conceitos, Componentes, Treino De Exercício. In Cordeiro, M. Dpoc Abordagem A 360° Do Hospital Para O Domicílio, 89-143 Lusodidacta. Silva, L. (2019) Cuidados Paliativos E A Pessoa Com Dpoc. In Cordeiro, M. Dpoc Abordagem A 360° Do Hospital Para O Domicilio, Lusodidacta. Ordem Dos Enfermeiros. (2018). Reabilitação Respiratória: Guia Orientador De Boa Prática. Lisboa: Autor.


Partilhar curso