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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 6
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 02100459
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Métodos de ensino

Nas aulas teóricas, o método expositivo permite interação entre os conceitos e a sua aplicação nos contextos da prática. As aulas teóricopráticas permitem a translação dos conhecimentos adquiridos e a adquirir para a sua aplicação a cenários criados ou a casos práticos, utilizando a metodologia “problem-based learning” permitindo a mobilização dos saberes e o desenvolvimento de iniciativa e criatividade na resposta aos desafios colocados. As aulas de seminário permitem trazer peritos da área no sentido de operacionalozar a translação do conhecimento aos contextos reais. As aulas de orientação tutorial (OT) criam um espaço para uma aprendizagem das competências colaborativas e de tomada de decisão, num ambiente onde os estudantes, sob a orientação do professor, procedem à avaliação e intervenção a um indivíduo ao longo do seu ciclo de vida, na construção do seu projeto de saúde, inserido na família.


Objetivos de Unidade Curricular

O1- Conhecer os Programas Nacionais de Saúde que visam a promoção da saúde individual ao longo do ciclo vital, no contexto das famílias;
O2- Identificar focos e estratégias de avaliação no domínio da saúde individual, ao longo do ciclo vital, no contexto da família;
O3- Relacionar os dados de avaliação no domínio da saúde individual, com o processo diagnóstico de enfermagem;
O4- Compreender as intervenções de enfermagem diferenciadas, que sejam promotoras da saúde individual ao longo do ciclo vital, no contexto da família;
O5- Aplicar o processo de enfermagem com base na melhor evidencia disponível.


Estagios

Nao


Programa

C1- Focos e estratégias de avaliação com relevância para a prática de enfermagem, relativos aos indivíduos, ao longo do ciclo vital, inserido na família e que constam nos Programas Nacionais de Saúde:
C1.1- Saúde Infantil e Juvenil;
C1.2- Saúde Sexual e Reprodutiva;
C1.3- Vigilância da Gravidez de Baixo Risco;
C1.4- Saúde do adulto e do idoso;
C1.5- Vacinação;
C1.6- Alimentação saudável e atividade física;
C1.7- Gestão da doença crónica: Diabetes, doenças cérebro-cardiovasculares, doenças oncológicas, doenças respiratórias e tabagismo;
C1.8- Literacia em saúde e integração e cuidados;
C2- Diagnósticos e intervenções de enfermagem (cuidar antropobiopsicossocial, cultural e espiritual) para a promoção da saúde do individuo ao longo do ciclo vital, inserido na família;
C3- Prática baseada na evidência em torno do indivíduo no contexto familiar.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Trabalho de Grupo : 30.0%

Frequência: 70.0%


Itens Bibliograficos

- Bastos,F. (2015). Teoria Explicativa Sobre A Gestão Da Doença E Do Regime Terapêutico. A Transição Para A Doença Crónica. Ed. 1, 1 Vol., Isbn: Isbn 978-3-639-83. Germany: Novas Edições Acadêmicas Omniscriptum Gmbh &Amp; Co. Kg.
- Bulechek, G. Et Al. (2010). Nic: Classificação Das Intervenções De Enfermagem. Rio De Janeiro: Elsevier.
- Conselho Internacional De Enfermeiros. (2015). Classificação Internacional Para A Prática De Enfermeiros Cipe: Versão 2015. Lisboa: Ordem Dos Enfermeiros.
- * Cotrim, H.; Figueiredo, M. H.; Guedes, V.; Ferreira, M. M. (2020). A Perceção Dos Enfermeiros Face À Identificação Da Necessidade De Cuidados De Enfermagem Nas Famílias Reconstruídas, Com Filhos Adolescentes. Suplemento Digital Revista Rol Enferm. 2020. 43(1). P.154-158. Https://Comum.rcaap.pt/Bitstream/10400.26/31413/1/154-158.Pdf
- Figueiredo, M. (2013). Modelo Dinâmico De Avaliação E Intervenção Familiar: Uma Abordagem - Colaborativa Em Enfermagem De Família. Loures: Lusociência.


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