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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 7
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 02100487
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Métodos de ensino

Nas aulas teóricas, o método expositivo permite interação entre os conceitos e a sua aplicação nos contextos da prática. As aulas teórico-práticas permitem a translação dos conhecimentos adquiridos e a adquirir para a sua aplicação a cenários criados ou a casos práticos, utilizando a metodologia “problem-based learning” permitindo a mobilização dos saberes e o desenvolvimento de iniciativa e criatividade na resposta aos desafios colocados. As aulas de seminário destinam-se aos peritos na área do conhecimento ou à partilha dos estudos de caso realizados. As aulas de orientação tutorial (OT) criam um espaço para uma aprendizagem colaborativa, através da aplicação do processo de enfermagem a uma família real, onde os estudantes, sob a orientação do professor, procedem à avaliação e intervenção a uma família a partir de um modelo teórico de referência.


Objetivos de Unidade Curricular

O1 – Conhecer as conceções estruturantes de enfermagem de saúde familiar;
O2- Caracterizar as transições familiares: desenvolvimentais, saúde/doença e situacionais;
O3- Conhecer os dados de avaliação da família como unidade, sujeita a transições ao longo do ciclo vital e a situações de existência de membro dependente;
O4- Identificar os diagnósticos de enfermagem no domínio da família como unidade;
O5- Descrever as intervenções de enfermagem diferenciadas em situações clínicas de especial complexidade, no âmbito dos processos e papéis familiares;
O6- Aplicar o processo de enfermagem de saúde familiar a uma família com base na melhor evidencia científica disponível.


Estagios

Nao


Programa

C1- Família(s), familias em transformação e Enfermagem de Saúde Familiar;
C2- Familias, cultura(s), género e poder;
C3- Transições familiares: desenvolvimentais, saúde/doença e situacionais.
C4- Processo de enfermagem à família: focos, estratégias de avaliação, diagnósticos e intervenções para a prática de enfermagem no domínio dos processos e papéis familiares, decorrentes das transições desenvolvimentais, saúde doença e situacionais, que ocorrem ao longo do ciclo vital.
C5- Familiar cuidador/cuidador informal e medidas avançadas para a promoção dos autocuidados na pessoa com dependência e em fim de vida;
C6- Processo de enfermagem á família com membro dependente: focos, estratégias de avaliação, diagnósticos e intervenções para a prática de enfermagem de saúde familiar no domínio da capacitação para o autocuidado e capacitação para o papel de familiar cuidador/cuidador familiar;
C7- Prática baseada na evidência à família como unidade de cuidados.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Estudo de Caso: 40.0%

Frequência: 60.0%


Itens Bibliograficos

- Figueiredo, M. (2013). Modelo Dinâmico De Avaliação E Intervenção Familiar: Uma Abordagem - Colaborativa Em Enfermagem De Família. Loures: Lusociência.
- * Figueiredo, M. H., Madeira, A. C., Reis, A. M., Santos, M. I., Santiago, M. C., Ferreira, M. M., &Amp; Dias, H. M. (2022). Aprendizagem Do Cuidar A Família Na Comunidade: Usabilidade Do Modelo Dinâmico De Avaliação E Intervenção Familiar. Revista De Enfermagem Referência, 6(1), E21073. Https://Doi. Org/10.12707/Rv21073
- * Figueiredo Mh, Ferreira M.m.,Silva, M., Guedes V. (2021). Self-Perception Of Nurses’ Competence In Family Assessment And Intervention. Invest. Educ. Enferm. 2021; 39(3):E13. Doi: Https://Doi.org/10.17533/Udea.iee.v39N3E13
- Gottlieb, L. (2016). O Cuidar Em Enfermagem Baseado Nas Forças. Loures: Lusodidacta.
- Gottlieb, L. N., &Amp; Gottlieb, B. (2017). Strengths-Based Nursing: A Process For Implementing A Philosophy Into Practice. Journal Of Family Nursing, 23(3), 319-340. Doi:10.1177/1074840717717731


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