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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Demonstrar conhecimentos em estratégias facilitadoras da comunicação na pessoa com “barreiras à comunicação”;
  • Demonstrar conhecimentos sobre a gestão da ansiedade e do medo vividos pela pessoa, família/cuidador em situação crítica e/ou falência orgânica;
  • Demonstrar conhecimentos e habilidades facilitadores da “dignificação da morte” e dos processos de luto;
  • Gerir a comunicação interpessoal que fundamenta a relação terapêutica com a pessoa, família/cuidador face à situação de alta complexidade do seu estado de saúde;
  • Gerir o estabelecimento da relação terapêutica perante a pessoa, família/cuidador em situação crítica e/ou falência orgânica;
  • Assistir a pessoa, família/cuidador nas perturbações emocionais decorrentes da situação crítica de saúde/doença e/ou falência orgânica.

Conteúdos programáticos

  • Comunicação em saúde;
  • Comunicação terapêutica;
  • Relação interpessoal em saúde;
  • Relação terapêutica;
  • Intervenção em crise;
  • Gestão de emoções;
  • Transmissão de más notícias;
  • Gestão de conflitos;
  • Trabalho de equipa;
  • Família/cuidador como parceiros no cuidado à pessoa em situação crítica.

Metodologias/
Avaliação

Role-play e role-reversal. Análise crítica de artigos ou exemplos ilustrativos dos conteúdos programáticos. Resolução de casos práticos e discussão em grupo. Treino prático de entrevista com supervisão e devolução de feedback. Avaliação contínua com base na simulação de casos nas aulas de prática laboratorial, com implementação de estratégias de Briefing, Desenvolvimento e Debriefing. Será promovida a metodologia de Peer Feedback, conjuntamente com o docente, na identificação dos contributos no desenvolvimento de competências individuais e de equipa.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Ricardo Melo
(Prof. Doutor)

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