Menu
Resumo da Cadeira
Partilhar curso
   

Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Cuidar da pessoa, família/cuidador a vivenciar processos complexos de doença crítica e/ou falência orgânica;
  • Promover o treino de competências técnicas de alta complexidade, científicas e relacionais à pessoa em situação crítica em contexto de Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente;
  • Demonstrar capacidade de tomada de decisão, em contexto de internamento hospitalar, sobre os cuidados especializados à pessoa em situação crítica;
  • Maximizar a prevenção, intervenção e controlo da infeção e de resistência a antimicrobianos perante a pessoa em situação crítica e/ou falência orgânica, face à complexidade da situação e à necessidade de respostas em tempo útil e adequadas;
  • Participar na organização e gestão do serviço de saúde, nomeadamente gestão de recursos materiais, humanos e risco com vista à melhoria contínua da qualidade;
  • Dinamizar formação em serviço à equipa de saúde, com base num diagnóstico de necessidades.

Conteúdos programáticos

Aplicação do conhecimento adquirido e conteúdos programáticos lecionados previamente nas unidades curriculares na área de especialização de enfermagem à pessoa em situação crítica.

Metodologias/
Avaliação

O estágio irá desenvolver-se em Unidades de Cuidados Intensivos Polivalente ou Serviço de Urgência Polivalente/Médico‐Cirúrgica o que possibilitará ao estudante o desenvolvimento de competências de tomada de decisão no âmbito do cuidado especializado à pessoa em situação crítica. O Estudante poderá optar por um dos contextos apresentados, sendo que no Estágio II terá que realizar obrigatoriamente o contexto que não optar para o Estágio I. O horário decorrerá de acordo com o praticado no serviço e conforme planeado com o tutor e o professor. A orientação, supervisão e avaliação dos estudantes será da responsabilidade dos professores com a colaboração de enfermeiros tutores ambos especialistas em enfermagem médico-cirúrgica, a desenvolver funções nos diversos contextos clínicos e com desenvolvimento reconhecido na área da especialidade. O estudante deve, até ao final da primeira semana de estágio, definir os seus objetivos específicos, em parceria com o tutor e professor.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Fernanda Príncipe
(Prof.ª Doutora)

Partilhar curso