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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

 

  • Mobilizar conhecimentos e habilidades para cuidar a pessoa e família/pessoa significativa, promovendo a compreensão do processo vivenciado e a vivenciar, capacitando-os para o autocuidado e reintegração familiar e social;
  • Conceber planos de intervenção diferenciados na adaptação aos processos de transição saúde/doença à pessoa e sua família/pessoa significativa a vivenciarem experiência cirúrgica/anestésica;
  • Implementar as intervenções planeadas tendente à vigilância, monitorização e terapêutica, prevenindo complicações e eventos adversos decorrentes da experiência cirúrgica/anestésica que careçam de meios de intervenção avançados;
  • Avaliar os resultados das intervenções com base nas respostas da pessoa, família e cuidadores a vivenciar experiência cirúrgica/anestésica;
  • Demonstrar conhecimentos e habilidades perante situações de manutenção hemodinâmica do potencial dador/recetor de órgãos e tecidos.

Conteúdos programáticos

  • Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem Perioperatória;
  • Comunicação em contexto Perioperatório;
  • A pessoa em situação perioperatória e seu empoderamento;
  • Cuidados de enfermagem perioperatórios;
  • Cuidados anestésicos e farmacologia em situação Perioperatória;
  • Gestão da dor aguda em situação Perioperatória;
  • Práticas de Circulação Perioperatória;
  • Posicionamento cirúrgico;
  • Instrumentação cirúrgica;
  • A Cirurgia em Ambulatório e em situações de exceção;
  • Emergência em contexto Perioperatório;
  • Especificidades das Especialidades cirúrgicas;
  • Colheita e transplante de órgãos e tecidos.

Metodologias/
Avaliação

Para o desenvolvimento desta unidade curricular será utilizada uma metodologia expositiva e interativa no âmbito da tipologia teórica. Nas aulas de tipologia teórico-prática serão realizadas dinâmicas de discussão de casos clínicos que possam aprofundar o processo de tomada de decisão clínica. As práticas laboratoriais serão desenvolvidas através da simulação prática em contexto de centro de simulação, em que os estudantes deverão demonstrar capacidade de tomada de decisão sobre os diferentes casos clínicos nas diferentes experiências da pessoa em situação perioperatória, melhorando as suas competências e preparando-os para o seu desempenho em contextos reais de prática especializada. A prática simulada proporciona a compreensão e a mobilização dos saberes, com vantagens de partilha entre os elementos do grupo, desenvolvimento do domínio psicomotor e da capacidade de relação e comunicação.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Nelson Coimbra
(Prof. Especialista)

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