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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Conceber planos de intervenção diferenciados na adaptação aos processos de transição saúde/doença decorrentes de situação de doença crítica e/ou falência orgânica e à sua família/pessoa significativa
  • Implementar as intervenções planeadas tendente à vigilância, monitorização e terapêutica, prevenindo
  • complicações e eventos adversos decorrentes de situação de doença crítica e/ou falência orgânica que careçam de meios de intervenção avançados
  • Avaliar os resultados das intervenções com base nas respostas da pessoa, família e cuidadores a vivenciar situação de doença crítica e/ou falência orgânica
  • Fazer a gestão diferenciada da dor e do bem-estar da pessoa em situação crítica e/ou falência orgânica, otimizando as respostas
  • Demonstrar conhecimentos e habilidades em suporte avançado de vida e trauma
  • Demonstra conhecimentos e habilidades perante situações de morte cerebral e manutenção hemodinâmica do potencial dador de órgãos e tecidos

Conteúdos programáticos

  • Conceptualização/Enquadramento conceptual/Contextos
  • Avaliação da pessoa em situação crítica e/ou falência orgânica
  • Gestão de prioridades
  • Vigilância e monitorização
  • Suporte avançado de vida (adulto, pediátrico, trauma)
  • Transporte terrestre, marítimo e aéreo
  • Manutenção de doadores, colheita de órgãos e tecidos e transplantação
  • Terapias substitutivas das funções vitais
  • Dor e bem‐estar
  • Lesões tecidulares

Metodologias/
Avaliação

Para o desenvolvimento desta unidade curricular será utilizada uma metodologia expositiva e interativa no âmbito da tipologia teórica. Nas aulas de tipologia teórico-prática serão realizadas dinâmicas de discussão de casos clínicos que possam aprofundar o processo de tomada de decisão clínica. As práticas laboratoriais serão desenvolvidas através da simulação prática em contexto de centro de simulação, em que os estudantes deverão demonstrar capacidade de tomada de decisão sobre os diferentes casos clínicos à pessoa, família/cuidadores a vivenciar processos complexos de doença crítica e/ou falência orgânica, melhorando as suas competências e preparando-os para o seu desempenho em contextos reais de prática especializada. Os cursos de suporte avançado de vida e trauma serão certificados por entidade creditada na área.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Liliana Mota
(Prof.ª Doutora)

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