Menu

A ESSNorteCVP mobilizou-se para responder ao apelo de várias instituições de apoio a pessoas idosas no contexto da Covid-19, através de mais de uma dezena de estudantes de Enfermagem, que prontamente se voluntariaram, com o apoio da direção, dos responsáveis do grupo de voluntariado, de professores e de profissionais das instituições.

Perante os vários apelos de instituições da região, a direção da ESSNorteCVP e uma das responsáveis do grupo de voluntariado, a estudante Vera Tavares, prontamente criaram uma bolsa de voluntariado, aliando-se e partilhando das diretrizes da Juventude Cruz Vermelha Portuguesa. Foram salvaguardadas todas as condições de segurança para os estudantes voluntários, como a garantia de utilização adequada de equipamento de proteção individual e a higienização do material na instituição, a supervisão das atividades por profissionais de saúde das instituições de acolhimento, a facilitação de estadia durante o voluntariado, para além da realização de seguro de proteção próprio para esta situação.

Inicialmente contou-se com a colaboração de estudantes finalistas de enfermagem e do apoio dos docentes responsáveis pelo voluntariado e pela prestação de serviços à comunidade. Perante a enorme vontade em ajudar de estudantes de outros anos e a necessidade de resposta às instituições da região, foi possível alargar esta colaboração a mais estudantes voluntários preparados.

Mais de uma dezena de voluntários têm vindo a colaborar em respostas sociais na comunidade da região, mais concretamente na delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Vale de Cambra, a Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Azeméis, a Santa Casa da Misericórdia da Murtosa, a Fundação Luis Bernardo de Almeida e o Centro Social e Paroquial do Pinheiro da Bemposta. Desta forma têm colaborado quer em estruturas residenciais para idosos, quer no apoio à realização de testes de diagnóstico ao COVID19.

O nosso bem-haja a todos os voluntários, em especial ao esforço constante da Vera Tavares e de todos que tornam este apoio da ESSNorteCVP uma realidade para quem tanto está a precisar neste momento difícil. Fazemos igualmente votos de que possam retirar o melhor crescimento pessoal, académico e potencial profissional desta experiência única.  

Juntos somos mais fortes!

28 abril 2020
Partilhar notícia