Objetivos de aprendizagem/ Competências |
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Conteúdos programáticos |
1. A evolução sociohistórica das organizações de saúde em Portugal 2. As atuais mudanças organizacionais na saúde e seu impacto nos projetos individuais de saúde do cidadão em sociedade 3. Processo de mudança numa organização de saúde: o caso da RNCCI, o caso dos Cuidados Primários, o caso das ULS, o caso dos Centros Hospitalares 4. Os contributos dos padrões de qualidade nos cuidados de saúde 5. Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem e a Idoneidade dos Contextos de Prática Clínica 6. Programas de melhoria contínua 7. Relevância dos indicadores para a qualidade do exercício profissional |
Metodologias/ |
Utilização de métodos expositivos e ativos; elaboração de trabalhos em grupo e individuais, dinâmicas de grupo com “Problem Base Learning” e jogos androgógicos, discussão e reflexão. As temáticas a abordar pelos docentes têm também vinculação a conteúdos de outras unidades curriculares onde se aborda o impacto do desenvolvimento de competências do Enfermeiro para o recurso à Supervisão Clínica em Enfermagem. |
Regente da Unidade Curricular |
Isabel Oliveira |