Objetivos de aprendizagem/ Competências |
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Conteúdos programáticos |
1. Implicações da supervisão clínica: segurança dos cuidados de saúde e processos de acreditação institucional 2. Dinâmicas de supervisão clínica nos programas de acreditação para a qualidade 3. Planeamento em supervisão clínica: da identificação das necessidades ao plano de supervisão 3.1. Seleção de estratégias de aprendizagem e recursos didáticos 3.2. Construção de referenciais para a ação 4. Processo de elaboração de projeto de supervisão clínica 5. Métodos e estratégias de ensino/aprendizagem facilitadoras do processo supervisivo 5.1. Orientação tutorial 5.2. Simulação 5.3. Coaching 5.4. Mentoring. 6. Processo de avaliação em supervisão clínica 6.1. Avaliação no quadro de desenvolvimento de competências 6.2. Desenho de processos avaliativos 6.3. Avaliação como fator de aprendizagem autorregulada e de desenvolvimento profissional 6.4. Tipologias de avaliação em supervisão clínica 7. Definição da estratégia avaliativa 7.1. Modelos e modalidades de avaliação em supervisão clínica 7.2. Preparação de instrumentos de avaliação na supervisão clínica 7.3. Auto e heteroavaliação. 7.4. Feedback e Peer feedback. 8. Planeamento e avaliação em supervisão clínica nos processos internos no reconhecimento e garantia da qualidade dos contextos clínicos. |
Metodologias/ |
As metodologias de ensino/aprendizagem assentam numa abordagem teórica e teórico-prática, operacionalizas pelos métodos expositivo, interrogativo e colaborativo. Privilegia-se a participação ativa dos estudantes, apelando à interação constante professor/estudante num processo de cocriação de um projeto de supervisão clínica contextualizado à realidade dos estudantes, que identificam a necessidade/problema associado à supervisão clínica em enfermagem. Através do recurso à metodologia de PBL (Problem Base Learning), os estudantes em dinâmica de grupo procuram dar resposta à necessidade/problema associado à supervisão clínica em enfermagem identificado, para o qual desenvolvem em processo de co-criação um plano de supervisão clínica. O plano será desenvolvido num processo dinâmico e participativo com base nos pressupostos, modelos e evidência apresentados, sobre os quais de incluem métodos e estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação facilitadoras do processo supervisivo, com recurso a situações de simulação com cenários de supervisão clínica. |
Regente da Unidade Curricular |
António Ferreira |