Menu
Resumo da Cadeira
Curso Saúde Infantil e Pediatria
Estado Candidaturas encerradas
Regime Pós-laboral
Ano 1º Ano
Semestre
ECTS 5
Partilhar curso
   

Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Analisar as principais teorias do desenvolvimento;
  • Descrever as etapas do desenvolvimento embrionário e fetal - Explicar as características anatomofisiológicas especifica da idade pediátrica.
  • Conhecer os principais problemas potenciais da criança/jovem associados ao crescimento e desenvolvimento;
  • Analisar os fatores de risco da família que influenciam o crescimento e desenvolvimento;
  • Demonstrar conhecimentos na avaliação do crescimento e desenvolvimento da criança/jovem.
  • Reconhecer a importância da vinculação, particularmente no recém-nascido doente ou com necessidades especiais;
  • Conhecer as estratégias para o desenvolvimento da parentalidade;
  • Refletir acerca da importância da promoção da amamentação;
  • Conhecer técnicas de comunicação com a criança/jovem e família adequadas ao estádio de desenvolvimento e à cultura;
  • Desenvolver competências no âmbito das intervenções de promoção da autoestima do adolescente e autodeterminação nas escolhas relativas à saúde.

Conteúdos programáticos

  • Principais perspetivas teóricas do desenvolviment;
  • Desenvolvimento embrionário e fetal;
  • Características anatomofisiológicas específicas da idade pediátrica;
  • Crescimento e desenvolvimento da criança/jovem;
  • Promoção da vinculação do recém-nascido;
  • Comunicação com a criança/jovem e família;
  • Promoção da autoestima do adolescente e autodeterminação nas escolhas relativas a saúde.

Metodologias/
Avaliação

Uma frequência com ponderação de 100%.

O estudante que obtenha nota igual ou superior a 10 valores, na avaliação contínua, aplica-se o disposto no capítulo IV – Regulamento de Avaliação do aproveitamento dos estudantes, do Regulamento Pedagógico.

Regente da Unidade Curricular

Regente: Céu Santos

Assistentes: Ana Pinho, Ana Torres, Manuela Ferreira, Dulce Brito.

Partilhar curso