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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Conhecer as características do processo de envelhecimento e os diferentes domínios da qualidade de vida;
  • Identificar as competências, princípios e fundamentos da atuação do osteopata em geriatria;
  • Utilizar corretamente instrumentos de avaliação adequados;
  • Conhecer, avaliar e intervir adequadamente nas principais patologias associadas à geriatria;
  • Explicar de forma coerente o raciocínio clínico subjacente ao mecanismo de ação e efeitos fisiológicos das técnicas osteopáticas, nomeadamente as técnicas funcionais e fascias;
  • Executar corretamente os diferentes tipos de técnicas osteopáticas utilizadas em geriatria, enumerando as suas indicações e contraindicações.

Conteúdos programáticos

  • O processo de envelhecimento – a qualidade de vida e os domínios físico, ambiental, emocional, psicológico e das relações pessoais;
  • Princípios, fundamentos e raciocínio clínico em osteopatia aplicada à geriatria;
  • Osteopatia e dor crónica no idoso;
  • Avaliação e intervenção na dor crónica no idoso;
  • Papel do osteopata no tratamento do utente geriátrico;
  • Avaliação osteopática e instrumentos de avaliação;
  • Instrumentos de avaliação da pessoa idosa;
  • Diagnóstico diferencial;
  • Noções de tratamento alopático - medicação;
  • Diagnóstico e decisão na intervenção osteopática em geriatria;
  • Patologias mais comuns em geriatria;
  • Intervenção osteopática nas patologias mais comuns em geriatria;
  • Técnicas fasciais e técnicas funcionais osteopáticas - especificidades da intervenção em osteopatia;
  • Importância da intervenção muscular e articular, sacro-craniana, craniana, fascial e visceral em geriatria;
  • Prognóstico em geriatria;
  • Indicações e contraindicações da osteopatia em geriatria;
  • Discussão de casos clínicos;

Metodologias/
Avaliação

A unidade curricular é semestral e constituída por aulas teóricas, teórico-práticas e orientação tutorial. Serão utilizados os métodos expositivos, interrogativo e ativo, recorrendo à análise de estudos de caso para melhor assimilação dos conteúdos trabalhados. Utilizar-se-á também o método demonstrativo, em que o corpo docente executa as técnicas e treina cada estudante na aplicação correta e na interpretação adequada das mesmas, enfatizando a concretização das tarefas de avaliação e intervenção osteopática pelos alunos.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Sandra Mendes
(Professora)

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