Menu
Resumo da Cadeira
Partilhar curso
   

Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Analisar criticamente diferentes tipos de desenhos de investigação, amostragem, instrumentos de medida;
  • Discutir os conceitos de validade interna e externa; Realizar a colheita de dados, de acordo com a estratégia definida;
  • Organizar, analisar e interpretar os dados de investigação;
  • Analisar artigos de investigação;
  • Definir os princípios éticos da investigação e o papel das comissões de ética;
  • Escrever o relatório de investigação;
  • Analisar o planeamento do projeto de investigação elaborado no âmbito da Unidade Curricular da Investigação;
  • Demonstrar capacidade crítica sobre os aspetos éticos da investigação;
  • Desenvolver o trabalho de campo;
  • Analisar e interpretar os achados da investigação;
  • Apresentar os resultados da investigação, sua discussão e respetivas conclusões;
  • Elaborar o relatório; Integrar os resultados da investigação na prática profissional.

Conteúdos programáticos

  • Análise crítica do projecto de Investigação: fase Empírica;
  • Recolha e Tratamento dos dados;
  • Organização e codificação da informação;
  • Análise quantitativa: estatística descritiva e inferencial;
  • Análise Qualitativa: análise de conteúdos;
  • Descrição, interpretação e discussão dos resultados. Organização, apresentação e defesa de monografia;
  • Relatório;
  • Artigo científico.

Metodologias/
Avaliação

Participativo e colaborativo, centrado na aprendizagem dos estudantes. Desenvolvimento da fase empírica com acompanhamento em OT. Utilização de Problem Based learning – PBL, em tipologia OT. Análise crítica com revisão do projeto de investigação Defesa pública da Monografia perante júri constituído para o efeito.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Henrique Pereira
(Prof. Doutor)

Partilhar curso