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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Compreender os princípios da avaliação e diagnóstico osteopático associados ao mecanismo de disfunção somática, particularizando a abordagem às estruturas estudadas em osteopatia visceral do sistema digestivo, sistema nervoso autónomo e às estruturas abordadas em osteopatia craniana;
  • Demonstrar conhecimento dos conceitos teóricos e teórico-práticos de anatomia, biomecânica, patologia médica, patologia osteopática e diagnóstico osteopático relacionados com a intervenção osteopática visceral, craniana e do sistema nervoso autónomo;
  • Integrar os princípios da avaliação e diagnóstico osteopático abordados no raciocínio osteopático e na tomada de decisão clínica.

Conteúdos programáticos

Sistema nervoso autónomo;

Osteopatia Visceral:

Diafragma costal.

Introdução à osteopatia visceral, visão global da esfera digestiva.

Estômago, duodeno, fígado e vesícula biliar:

  • Anatomia (incluindo anatomia palpatória);
  • Biomecânica / fisiologia articular;
  • Patologia médica (incluindo semiologia);
  • Diagnóstico diferencial (incluindo meios complementares de diagnóstico);
  • Patologia osteopática / disfunções somáticas;
  • Diagnóstico osteopático;
  • Osteopatia Craniana:

Introdução à osteopatia craniana;

Sincondrose esfenobasilar; Osso occipital; Osso temporal; Osso parietal:

  • Anatomia (incluindo anatomia palpatória);
  • Biomecânica / fisiologia articular;
  • Patologia médica (incluindo semiologia);
  • Diagnóstico diferencial (incluindo meios complementares de diagnóstico);
  • Patologia osteopática / disfunções somáticas;
  • Diagnóstico osteopático;

Sistema crânio-sacro.

Integração dos princípios da avaliação e diagnóstico osteopático abordados no raciocínio osteopático e na tomada de decisão clínica.

Metodologias/
Avaliação

Esta unidade curricular é de carácter teórico, teórico prático e de orientação tutorial e tem como principal objetivo a aquisição de competências de raciocínio e conhecimentos profundos da ciência associada à osteopatia. Serão utilizados os métodos expositivos, interrogativo, demonstrativo e a análise de estudos de caso para melhor assimilação dos conteúdos abordados.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Rafael Soares
(Professor)

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