As metodologias de ensino assentam numa abordagem participativa, construindo um quadro de referência, quer através de exposição, quer de trabalhos de pesquisa e de síntese, desenvolvendo-se momentos de análise, reflexão e discussão a partir da análise de artigos científicos, promovendo com o estudante o espírito crítico-reflexivo, a capacidade de pensar desenhos de investigação e compreender o impacte da investigação no exercício e desenvolvimento profissional.
Compreender a complementaridade dos paradigmas de investigação;
Basear a sua praxis clínica especializada em evidência científica:
Contribuir para o conhecimento novo e para o desenvolvimento da prática clínica especializada;
Valorizar os princípios e estratégias éticas na orientação do percurso de investigação;
Selecionar o método adequado à investigação em resposta à diversidade de fenómenos em estudo;
Aplicar a estatística enquanto método e prática de apoio ao tratamento e análise de dados e à decisão no contexto de organizações, especialmente o seu papel como método de abordagem aos processos de tomada de decisão;
Compreender a formulação, resolução e implementação do método estatístico na análise de problemas;
Conhecer os métodos estatísticos apropriados a determinado problema;
Conceber diferentes estratégias de disseminação face aos resultados da investigação;
Planear estratégias para a translação dos resultados da investigação para o exercício profissional.
Nao
Princípios epistemológicos da investigação
Prática Baseada na Evidência
Metodologias de Investigação: qualitativas e quantitativas
Estratégias para uma investigação ética
Envolvimento dos participantes na investigação
Paradigmas da Investigação
Adequabilidade do método de investigação
Etapas do projeto/relatório de investigação
Disseminação dos resultados da investigação
Transladação dos resultados de investigação para a prática
Adequação da pergunta de investigação aos métodos estatísticos:
Testes Paramétricos – aplicações com o SPSS®:
Testes Não Paramétricos – aplicações com o SPSS®:
Exame: 100.0%
Frequência: 100.0%
Gerrish, K., &Amp; Lathlean, J. (2016). The Research Process In Nursing (7ª Ed.). Oxford: Wiley-Blackwell.
Glasper, A., &Amp; Rees, C. (2017). Nursing And Healthcare Research At A Glance (1ª Ed.). Oxford: Wiley-Blackwell.
Grove, S. K., &Amp; Gray, J. R. (2018). Understanding Nursing Research: Building An Evidence-Based Practice (7ª Ed.). United States: Elsevier.
Pestana, M., &Amp; Gageiro, J. (2014). Análise De Dados Para Ciências Sociais: A Complementaridade Do Spss. Lisboa: Edições Sílabo.
Polit, D. F., Beck, C. T., &Amp; Hungler, B. P. (2018). Fundamentos De Pesquisa Em Enfermagem: Avaliação De Evidências Para A Prática Da Enfermagem. Porto Alegre: Artmed Editora.
Ribeiro, G. M. (2018). Novo Manual De Investigação. Lisboa: Contraponto.
Vilelas, J. (2020). Investigação: O Processo De Construção Do Conhecimento (3ª Ed.). Lisboa: Edições Sílabo.
Liliana Andreia Neves Da Mota