Menu
Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS 5
Área Científica Enfermagem
Língua de Ensino Português
Modo Ensino Misto
Tipo Obrigatoria
Código 02100973
Partilhar curso

Métodos de ensino

As metodologias de ensino assentam numa abordagem participativa, construindo um quadro de referência, quer através de exposição, quer de trabalhos de pesquisa e de síntese, desenvolvendo-se momentos de análise, reflexão e discussão a partir da análise de artigos científicos, promovendo com o estudante o espírito crítico-reflexivo, a capacidade de pensar desenhos de investigação e compreender o impacte da investigação no exercício e desenvolvimento profissional.


Objetivos de Unidade Curricular

Compreender a complementaridade dos paradigmas de investigação;
Basear a sua praxis clínica especializada em evidência científica:
Contribuir para o conhecimento novo e para o desenvolvimento da prática clínica especializada;
Valorizar os princípios e estratégias éticas na orientação do percurso de investigação;
Selecionar o método adequado à investigação em resposta à diversidade de fenómenos em estudo;
Aplicar a estatística enquanto método e prática de apoio ao tratamento e análise de dados e à decisão no contexto de organizações, especialmente o seu papel como método de abordagem aos processos de tomada de decisão;
Compreender a formulação, resolução e implementação do método estatístico na análise de problemas;
Conhecer os métodos estatísticos apropriados a determinado problema;
Conceber diferentes estratégias de disseminação face aos resultados da investigação;
Planear estratégias para a translação dos resultados da investigação para o exercício profissional.


Estagios

Nao


Programa

Princípios epistemológicos da investigação
Prática Baseada na Evidência
Metodologias de Investigação: qualitativas e quantitativas
Estratégias para uma investigação ética
Envolvimento dos participantes na investigação
Paradigmas da Investigação
Adequabilidade do método de investigação
Etapas do projeto/relatório de investigação
Disseminação dos resultados da investigação
Transladação dos resultados de investigação para a prática
Adequação da pergunta de investigação aos métodos estatísticos:
Testes Paramétricos – aplicações com o SPSS®:
Testes Não Paramétricos – aplicações com o SPSS®:


Métodos de Avaliação

Avaliação Exame

Exame: 100.0%

Avaliação Contínua

Frequência: 100.0%


Itens Bibliograficos

Gerrish, K., &Amp; Lathlean, J. (2016). The Research Process In Nursing (7ª Ed.). Oxford: Wiley-Blackwell.
Glasper, A., &Amp; Rees, C. (2017). Nursing And Healthcare Research At A Glance (1ª Ed.). Oxford: Wiley-Blackwell.
Grove, S. K., &Amp; Gray, J. R. (2018). Understanding Nursing Research: Building An Evidence-Based Practice (7ª Ed.). United States: Elsevier.
Pestana, M., &Amp; Gageiro, J. (2014). Análise De Dados Para Ciências Sociais: A Complementaridade Do Spss. Lisboa: Edições Sílabo.
Polit, D. F., Beck, C. T., &Amp; Hungler, B. P. (2018). Fundamentos De Pesquisa Em Enfermagem: Avaliação De Evidências Para A Prática Da Enfermagem. Porto Alegre: Artmed Editora.
Ribeiro, G. M. (2018). Novo Manual De Investigação. Lisboa: Contraponto.
Vilelas, J. (2020). Investigação: O Processo De Construção Do Conhecimento (3ª Ed.). Lisboa: Edições Sílabo.


Docente responsável

Liliana Andreia Neves Da Mota


Partilhar curso