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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 12
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4610
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Métodos de ensino

Para o desenvolvimento desta unidade curricular será utilizada uma metodologia expositiva e interativa no âmbito da tipologia teórica. Nas aulas de tipologia teórico-prática serão realizadas dinâmicas de discussão de casos clínicos que possam aprofundar o processo de tomada de decisão clínica. As práticas laboratoriais serão desenvolvidas através da simulação prática em contexto de centro de simulação, em que os estudantes deverão demonstrar capacidade de tomada de decisão sobre os diferentes casos clínicos à pessoa, família/cuidadores a vivenciar processos complexos de doença crítica e/ou falência orgânica, melhorando as suas competências e preparando-os para o seu desempenho em contextos reais de prática especializada. Os cursos de suporte avançado de vida e trauma serão certificados por entidade creditada na área. A avaliação será realizada através de uma frequência (60%) e avaliação prática contínua (40%).


Objetivos de Unidade Curricular

Conceber planos de intervenção diferenciados na adaptação aos processos de transição saúde/doença decorrentes de situação de doença crítica e/ou falência orgânica e à sua família/pessoa significativa
Implementar as intervenções planeadas tendente à vigilância, monitorização e terapêutica, prevenindo complicações e eventos adversos decorrentes de situação de doença crítica e/ou falência orgânica que careçam de meios de intervenção avançados
Avaliar os resultados das intervenções com base nas respostas da pessoa, família e cuidadores a vivenciar situação de doença crítica e/ou falência orgânica
Fazer a gestão diferenciada da dor e do bem-estar da pessoa em situação crítica e/ou falência orgânica, otimizando as respostas
Demonstrar conhecimentos e habilidades em suporte avançado de vida e trauma
Demonstra conhecimentos e habilidades perante situações de morte cerebral e manutenção hemodinâmica do potencial dador de órgãos e tecidos


Estagios

Nao


Programa

Conceptualização/Enquadramento conceptual/Contextos
Avaliação da pessoa em situação crítica e/ou falência orgânica
Gestão de prioridades
Vigilância e monitorização
Suporte avançado de vida (adulto, pediátrico, trauma)
Transporte terrestre, marítimo e aéreo
Manutenção de doadores, colheita de órgãos e tecidos e transplantação
Terapias substitutivas das funções vitais
Dor e bem‐estar
Lesões tecidulares


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Frequência: 60.0%

Prova Prática: 40.0%

Avaliação por Exame

Exame Prático : 40.0%

Exame: 60.0%


Itens Bibliograficos

Ferreira, C., Lisboa, C., Moreira, D., Sousa, G., Teixeira, T., Príncipe, F., &Amp; Mota, L. (2019). Transporte Inter-Hospitalar Do Doente Crítico: Representação Social Dos Enfermeiros. Revista De Investigação &Amp; Inovação Em Saúde, 2(2), 29-38. Https://Doi.org/10.37914/Riis.v2I2.55
Howard, P. K., &Amp; Steinmann, R. A. (2011).  Enfermagem De Urgência: Da Teoria À Prática. Loures: Lusociência
Monahan, F. Et Al. (2010). Phipps-Enfermagem Médico-Cirúrgica: Perspectivas De Saúde E Doença. (Vol.i-Iv) Loures: Lusodidacta
National Associatuion Of Emergency Medical Technicians Alfaro (2007).  Atendimento Pré-Hospitalar Ao Traumatizado. Rio De Janeiro: Elsevier
Ordem Dos Médicos (2008). Transporte De Doentes Críticos: Recomendações. Lisboa: Centro Editor Livreiro Da Ordem Dos Médicos
Ordem Dos Médicos (2009). Normas De Boa Prática Em Trauma. Lisboa: Centro Editor Livreiro Da Ordem Dos Médicos
Pinho, J. A. (2020). Enfermagem Em Cuidados Intensivos. Lisboa: Lidel
Ponce, P. &Amp; Mendes, J. J. (2016). Manual De Medicina Intensiva. Lisboa: Lidel
Sousa, João, Meneses, Dina, Alves, Dúlia, Machado, Lisete, Príncipe, Fernanda, &Amp; Mota, Liliana. (2019). Teor Da Informação Partilhada Entre Enfermeiros Durante A Passagem De Turno No Serviço De Urgência. Revista De Enfermagem Referência, Seriv (21), 151-158. Https://Dx.doi.org/10.12707/Riv19014
Urden L., Stacy, K., &Amp; Lough M. (2008). Thelan’s Enfermagem De Cuidados Intensivos: Diagnóstico E Intervenção. Loures: Lusociência.
Menoita, E. (2015). Gestão De Feridas Complexas. Loures: Lusodidacta


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