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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Identificar as necessidades da pessoa, família e cuidadores assegurando a deteção precoce, estabilização, manutenção e a recuperação decorrentes de patologias agudas ou crónicas e dos processos médicos e/ou cirúrgicos complexos
  • Aplicar o processo de enfermagem na adaptação aos processos de transição saúde/doença aguda ou crónica, perante situações decorrentes de processos médicos e/ou cirúrgicos complexos
  • Implementar intervenções planeadas tendente à vigilância, monitorização e terapêutica, decorrentes da doença aguda ou crónica e dos processos médicos e/ou cirúrgicos complexos que careçam de meios de intervenção avançados
  • Avaliar os resultados com base nas respostas da pessoa, família e cuidadores a vivenciar doença aguda ou crónica e processos médicos e/ou cirúrgicos complexos
  • Gerir os processos terapêuticos de prevenção, estabilização, manutenção e recuperação de situações decorrentes de doença aguda ou crónica e dos processos médicos e/ou cirúrgicos complexos

Conteúdos programáticos

  • Padrões de qualidade dos cuidados de enfermagem à pessoa em situação crónica
  • Doenças crónicas: vias aérea e respiratória, cardiovasculares, neurológicas, cerebrovasculares, músculoesqueléticas, gastrointestinais, genito-urinárias e nefrológicas, endócrinas e metabólicas, imunológicos, infeciosas, hematológicas e oncológicas
  • Suporte avançado de vida
  • Intervenções de diagnóstico e terapêutica
  • Controlo dos sinais e sintomas
  • Capacitação da pessoa/família/cuidador na gestão da doença crónica
  • Empowerment para o autocuidado
  • Situações de agudização da doença crónica
  • Farmacologia aplicada
  • Feridas complexas de índole médica e cirúrgica
  • Novas tecnologias em resposta à transição situacional e adaptação à doença crónica

Metodologias/
 Avaliação

Para o desenvolvimento desta unidade curricular será utilizada uma metodologia expositiva e interativa no âmbito datipologia teórica. Nas aulas de tipologia teórico-prática serão realizadas dinâmicas de discussão de casos clínicos quepossam aprofundar o processo de tomada de decisão clínica. As práticas laboratoriais serão desenvolvidas através dasimulação prática em contexto de centro de simulação, em que os estudantes deverão demonstrar capacidade detomada de decisão sobre os diferentes casos clínicos nos diferentes processos de saúde/doença da pessoa comcondição crónica, melhorando as suas competências e preparando-os para o seu desempenho em contextos reais deprática especializada. A prática simulada proporciona a compreensão e a mobilização dos saberes, desenvolvimentodo domínio psicomotor e da capacidade de relação e comunicação. A avaliação será realizada através de umafrequência (60%) e avaliação prática contínua (40%). Os estudantes podem optar por exame final.

Regente da Unidade Curricular

Ricardo Manuel da Costa Melo

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