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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Capacitar para a identificação das necessidades da pessoa, família e cuidadores assegurando a prevenção, a deteçãoprecoce, a estabilização, a manutenção e adaptação à doença crónica
  • Valorizar as necessidades de intervenção especializada nas áreas de atenção relevantes para a pessoa, família e cuidadores que vivenciam a doença crónica
  • Avaliar o impacte que a situação decorrente da doença crónica tem na qualidade de vida e bem-estar da pessoa e/ou família e cuidadores
  • Valorizar as intervenções especializadas, junto da pessoa, família e cuidador na facilitação do processo de transição saúde/doença decorrente da doença crónica
  • Capacitar para o desenho de planos de intervenção individualizados para a pessoa e seus cuidadores e familiares, com vista à prevenção e controlo da doença crónica nos diversos contextos de ação com respeito pela autonomia e maximizando a qualidade de vida

Conteúdos programáticos

  • Enquadramento conceptual: a pessoa em situação crónica
  • Contextualização
  • Teorias e modelos de pensamento
  • Epidemiologia da doença crónica
  • Processo de transição saúde/doença
  • Processo de adaptação à doença crónica
  • Dimensão objetiva e subjetiva da doença crónica
  • Questões éticas e legais
  • Avaliação da pessoa em situação crónica
  • Prevenção da doença Crónica e comorbilidades
  • Vigilância e monitorização da pessoa
  • Controlo, manutenção e adaptação da pessoa à doença crónica
  • Adesão ao regime terapêutico
  • Gestão de perdas e emoções
  • Qualidade de vida da pessoa em situação crónica e respetiva família
  • Indicadores sensíveis aos cuidados de enfermagem à pessoa em situação crónica

Metodologias/
Avaliação

Para o desenvolvimento desta unidade curricular sera utilizada uma metodologia expositiva e interativa no ambito da tipologia teorica. Nas aulas de tipologia teorico-pratica serao realizadas dinamicas de discussao de casos clinicos quepossam aprofundar o processo de tomada de decisao clinica, recorrendo a simulacao virtual, em que os estudantesdeverao demonstrar capacidade de tomada de decisao sobre os diferentes casos clinicos nos diferentes processos desaude/doenca da pessoa com condicao cronica, melhorando as competencias e preparando-os para o seudesempenho em contextos reais. A pratica simulada proporciona a compreensao e a mobilizacao dos saberes, comvantagens de partilha entre os elementos do grupo, desenvolvimento do dominio psicomotor e da capacidade derelacao e comunicacao (dominio afetivo). A avaliacao sera realizada atraves de uma frequencia (100%). Os estudantespodem optar por exame final.

Regente da Unidade Curricular

Ricardo Jorge de Oliveira Ferreira

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