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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Conceber planos de intervenção para a promoção capacidades adaptativas no autocontrolo e autocuidado nos processos de transição saúde/doença e/ou incapacidade do foro orto-traumatológico, reumatológico e neurológico; Implementar intervenções para otimizar e/ou reeducar as funções aos níveis motor, sensorial, cognitivo, da eliminação e da sexualidade;
  • Implementar programas de treino motor, de exercício físico e de AVD promovendo a adaptação às limitações da mobilidade e à maximização da autonomia e qualidade de vida;
  • Demonstrar capacidade de tomada de decisão;
  • Participar na organização e gestão do serviço de saúde;
  • Refletir sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultam do processo de tomada de decisão;
  • Desenvolver um relatório que inclui a componente de investigação científica em ER;
  • Disseminar os conhecimentos emergentes dos resultados da investigação;
  • Desenvolver competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida de forma auto-orientada ou autónoma.

Conteúdos programáticos

Aplicação do conhecimento adquirido e conteúdos programáticos lecionados previamente nas unidades curriculares na área de especialização em enfermagem de reabilitação, com maior enfoque na pessoa a vivenciar processos de saúde/doença do foro ortotraumatológico e ortopédico/reumatológico e neurológico (vascular, degenerativo e traumático). Elaboração de relatório final de estágio com componente de investigação.

Metodologias/
 Avaliação

O estágio terá a seguinte distribuição de horas: neurológico vascular 188, neurológico degenerativo 76 e neurológico traumático 114; ortopédico/reumatológico 95, orto-traumatológico 95 e 27 nas técnicas terapêuticas. Do total das horas, a distribuição por contexto clínico será: 356 em hospital ou centro de reabilitação, 119 em ECCI ou domicílio ou unidade de cuidados na comunidade, 60 na RNCCI e 60 em outros contextos na especialidade como desporto, lares ou pediatria, respeitando assim a duração mínima prevista por prática/contexto pela Ordem dos Enfermeiros. A escolha dos contextos para estágio terá em conta a disponibilidade para o desenvolvimento de técnicas terapêuticas manuais e instrumentais usadas na ER. A avaliação será realizada pela aplicação do instrumento de avaliação final construído com base no perfil de competências do EEER (40%) e pelo relatório final de estágio (60%) e cuja avaliação será realizada mediante a apresentação e discussão pública do mesmo.

Regente da Unidade Curricular

 

 

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