Menu
Resumo da Cadeira
Partilhar curso
   

Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Capacitar para a realização de investigação aplicada na área da enfermagem de reabilitação;
  • Conceber um projeto de investigação de natureza aplicada à enfermagem de reabilitação que vá ao encontro das linhas prioritárias de investigação definidas para esta área científica;
  • Implementar o projeto de investigação de natureza aplicada;
  • Apresentar e analisar criticamente a dissertação em prova pública, fundamentando-a na evidência produzida;
  • Contribuir para a construção de evidência e evolução da disciplina de enfermagem;
  • Analisar criticamente, argumentar e sistematizar ideias complexas e de inovação na área científica;
  • Disseminar os conhecimentos emergentes dos resultados da investigação em enfermagem;
  • Desenvolver competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida de forma auto-orientada ou autónoma.

Conteúdos programáticos

Desenvolvimento de um estudo de investigação com produção de dissertação para apresentação e defesa pública. No decurso da conceção, desenvolvimento e redação da dissertação serão mobilizados os diversos conteúdos programáticos das unidades curriculares, com ênfase para os aprofundados na unidade curricular de investigação, bem como outros abordados no decurso dos seminários e aulas tutoriais, os quais concorrem para a aprendizagem do estudante e para a elaboração de um processo de investigação na área autónoma de Enfermagem de Reabilitação.

Metodologias/
 Avaliação

A metodologia para a construção e desenvolvimento da dissertação é participativa e ativa. Orientador acompanhará as etapas do trabalho, nas OT, promovendo a sua estruturação, a análise crítica, através da reflexão e crítica e a reflexão do contributo da investigação desenvolvida para a ER. A responsabilidade pela unidade curricular ficará a cargo de um docente doutor na área científica fundamental e outro especialista na área especializada do conhecimento, oferecendo a necessária amplitude do ponto de vista da área científica e especializada do conhecimento. Os seminários reforçarão a aprendizagem teórico-concetual ou da metodologia quando lacunares, com particular ênfase para as questões relacionadas com metodologia de análise qualitativa e quantitativa de dados, escrita científica e redação de dissertação. A avaliação compreenderá a defesa em prova pública da dissertação, com uma ponderação de 100%, e para a qual será constituído um júri, nos termos do regulamento próprio e da Lei.

Regente da Unidade Curricular

Paulo Manuel Dias da Silva Azevedo

Partilhar curso