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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Compreender o movimento humano;
  • Identificar os conceitos chave da biomecânica;
  • Compreender a importância e a utilização da cinesiologia e biomecânica na atuação profissional;
  • Analisar os movimentos da coluna vertebral, dos membros inferiores e superiores, a partir das cadeias de movimento, nas atividades da vida diária;
  • Interpretar os fatores cinesiológicos e mecânicos que afetam na produção de força muscular; Avaliar o profissional quanto à sua postura no ambiente de trabalho. Understand human movement;

Conteúdos programáticos

  • Biomecânica, análise do movimento: aperfeiçoamento da postura corporal e funcional;
  • Treino postural (pontos de apoio de acordo com os eixos de gravidade);
  • Análise e avaliação objetiva da postura e mecânica corporal no repouso e no movimento;
  • Observação e avaliação dos movimentos ativos, passivos e resistidos; treino da postura corporal.
  • Anatomia Funcional: fisiologia da contração muscular;
  • Tipos de contração muscular; alavanca e torque;
  • Coluna vertebral, membro superior, membro inferior: revisão anatómica, biomecânica, anatomia palpatória.
  • Ergonomia: princípios da proteção articular e conservação de energia;
  • Adaptação aos ambientes de trabalho; transferências e posicionamentos/manuseamento de cargas.

Metodologias/
 Avaliação

Para o desenvolvimento desta unidade curricular será utilizada uma metodologia expositiva e interativa no âmbito da tipologia teórica. Nas aulas de tipologia teórico-prática serão realizadas dinâmicas de análise e discussão de situações clínicas que possam aprofundar o processo de tomada de decisão e posteriormente demonstradas e treinadas em contexto de aula prática, onde será integrada a utilização de equipamentos/instrumentos indispensáveis ao processo de ensino-aprendizagem. O treino em contexto de práticas laboratoriais permitirá desenvolver competências na avaliação e correção postural e anatomia palpatória, preparando os estudantes para o seu desempenho em contextos reais. A prática laboratorial e treino em contexto de simulação coloca os estudantes no centro da ação criando ambientes realistas com utilização de materiais e equipamentos em uso nos contextos de prática clínica. A avaliação será realizada através de uma frequência (60%) e avaliação prática contínua (40%).

Regente da Unidade Curricular

 

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